Brasil: Bayer vende operação de milho e soja para a Nidera

Idioma Portugués
País Brasil

A argentina Nidera comprou toda a operação de sementes de soja e milho da Bayer Cropscience no Brasil. O negócio, de valor não revelado, envolve centros de pesquisa, unidades de beneficiamento e todo o programa de melhoramento genético da Bayer para as duas culturas no País.

Já a Bayer dá seqüência à estratégia global de se concentrar em sementes de algodão, arroz e canola.

Com a operação, a Nidera, que é a maior produtora de sementes na Argentina, marca sua estréia no segmento no Brasil, onde até agora operava somente com sua trading.

O negócio envolve um centro de pesquisas de milho em Uberlândia (MG), uma unidade processadora de sementes em Patos de Minas (MG) e um centro de pesquisa e beneficiamento de soja em Rio Verde (GO).

A Bayer tinha participação de 5% no mercado de milho, com a oferta de 10 híbridos, e de 3% no de soja, com três variedades.

Agora, a Bayer deve apostar na pesquisa para algodão e arroz. "Vamos investir US$ 1 milhão no centro de pesquisa em algodão em Primavera do Leste (MT) e provavelmente vamos investir também no centro de pesquisa em arroz em Capão do Leão (RS) nos próximos anos", diz Alex Merege, diretor da divisão bioscience da Bayer.

No momento, a Bayer tem duas variedades de algodão no mercado e aguarda autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para comercializar algodão e arroz resistentes a herbicidas.

No segmento de arroz, a Bayer já conta com duas variedades (QN13 e QN1), que deverão ser substituídas pelo híbrido Arize, que será lançado no final deste mês.

A Bayer espera elevar sua participação de mercado no algodão de 18% para até 40% até 2010. Em sementes híbridas de arroz, em que sua participação é zero, ela espera chegar a 50%.

OBS: A Nidera é mesmo holandesa ( Ver Aquí), e Bayer nunca deixou de ser alemã. (N: David Hathaway)

Gazeta Mercantil, Brasil, 16/05/2005

Comentarios