Brasil: MST protesta contra despejo no RS

Idioma Portugués
País Brasil

Cerca de 150 integrantes do acampamento do MST em Nova Hartz (RS), bloquearam a RS-239 em protesto contra o despejo das famílias

O acampamento, formado em outubro de 2005 por trabalhadores e trabalhadoras da região calçadista do Vale dos Sinos, recebeu a ordem de despejo na semana passada.

As famílias acampadas criticam a lentidão no processo de Reforma Agrária no estado, onde apenas 100 famílias foram assentadas em 2005. Mais de 2,5 mil famílias vivem em acampamentos em beira de estrada no Rio Grande do Sul.

O acampamento reúne famílias que um dia vieram do campo para trabalhar nas fábricas de calçado da região, que demitiram mais de 20 mil pessoas em 2005. A luta contra o desemprego levou à morte do sindicalista Jair Antonio da Costa. Ele foi assassinado pela Polícia Militar durante um protesto no mês de setembro, em Sapiranga.

"Na luta por uma vida mais digna, Jair foi morto pela Polícia. Mesmo depois dessa tragédia, o governo do estado segue desrespeitando os trabalhadores, ao promover o despejo de famílias que não têm onde morar", diz a nota que está sendo distribuída pelas famílias do acampamento, que leva o nome do sindicalista.

MST, Internet, 9-1-06

Comentarios