Brasil: MST quer plebiscito sobre transposição do São Francisco

País Brasil

Movimento dos Sem-Terra decidiu incluir em sua pauta de lutas e reivindicações a realização de um plebiscito para decidir sobre a transposição das águas do Rio São Francisco. O projeto da transposição foi colocado como prioridade pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Em nota divulgada nesta terça-feira (4), a secretaria nacional do movimento propõe a tese de que a população brasileira deverá ser convocada para decidir sobre a questão, a exemplo do referendo sobre a venda de armas e munição que será realizado dia 23 deste mês.

Na nota, o MST se solidariza com o bispo Luiz Flávio Cappio pela "decisão corajosa de entregar a própria vida" na tentativa de salvar a vida do rio. O bispo está em greve de fome desde 26 de setembro na capela de São Sebastião, em Cabrobó (PE), e as águas do rio têm sido seu único alimento.

"Com seu gesto de sacrifício, o bispo Luiz espera que o governo desista de realizar a transposição do rio, sob o argumento de que o projeto carece de transparência", analisa a nota.

Para o MST, a população deve ser consultada em assuntos que envolvem o destino do Brasil. "Precisamos adotar a democracia direta em nosso País", diz a nota, que reflete o pensamento dos principais dirigentes do MST. O movimento divulga um site em que pede assinaturas em manifesto a favor do bispo e conta a transposição do Rio São Francisco.

Ambiente Brasil, Internet, 4-10-05