Brasil: jornada de agroecologia no Paraná debate transgênicos e agronegócio

Idioma Portugués
País Brasil

A cidade de Cascavel (PR) recebe a partir desta quarta-feira (07) movimentos sociais do campo, pesquisadores, engenheiros agrônomos, ecologistas e camponeses para debater o desenvolvimento de um modelo sustentável na produção de alimentos, utilizando técnicas agrícolas que respeitem a natureza

É a 5a Jornada de Agroecologia, que tem como tema central o combate aos transgênicos e ao agronegócio.

A atividade, que inclui debates, mobilizações e oficinas, tem início com a Marcha pela Biodiversidade e Agroecologia, que parte do centro de convenções – onde acontecem os debates - até a Igreja Matriz de Cascavel.

Celso Ribeiro Barbosa, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), uma das organizações que participam da jornada, acredita que os cinco mil camponeses que presentes da atividade devem propor alternativas ao atual modelo de produção do agronegócio.

“Queremos fazer com que o camponês compreenda a necessidade de mudarmos o modo de produção. Compreendemos que é urgente fazer o debate, e fazer com o que o agricultor vá compreendendo, dando formação pra ele. Porque não há um pacote pronto. Não dá pra dizer que isso é certo e correto, então, é através da formação do camponês que você vai mudando o sistema”

Os novos métodos de produção utilizados pelos assentados da reforma agrária e pelos pequenos agricultores familiares serão apresentados a partir desta quinta-feira. O Jornada se estende até domingo (11).

Agência Notícias do Planalto, Internet, 7-6-06