Brasil: movimentos sociais lançam carta em defesa da diversidade biológica e cultural das Américas

Idioma Portugués
País Brasil

Representantes do movimento Via Campesina e da coordenação dos movimentos sociais do Paraná estão aproveitando a presença do presidente venezuelano Hugo Chávez em Curitiba para lançar o documento Carta das Américas em Defesa da Natureza e da Diversidade Biológica e Cultural

O documento por enquanto é endossado por 32 movimentos sociais e a idéia é que percorra o mundo buscando mais adesões. O presidente Hugo Chávez foi o primeiro a assinar a carta, que também tem as assinaturas do governador do Paraná, Roberto Requião, do prêmio Nobel da Paz, Perez Ezquivel, de Loenardo Boff e Dom Pedro Casaldáliga, entre outros.

Neste momento, cerca de 1.500 manifestantes se reúnem no Teatro Guairá, aguardando a chegada de Hugo Chávez para lançar o documento, que propõe a conservação da diversidade biológica e cultural dos ecossistemas das Américas. O documento também destaca o repúdio à introdução, nas Américas, de espécies exóticas, de organismos transagênicos e das chamadas sementes terminators (estéreis).

"Nos opomos à tentativa do governo imperial dos Estados Unidos e de suas empresas transnacionais", afirma o documento. Segundo os signatários, os Estados Unidos desejam impor o tratado da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e tratados bilaterais, alegando que põem em risco a natureza.

Por fim o documento destaca a necessidade de reconhecer o direito à terra de povos e comunidades, como camponeses, indígenas, pescadores e quilombolas.

Radiobrás, Internet, 20-4-06

Comentarios