Brasil: peixes do rio Madeira entram em declínio após inicio das obras de usinas

Por O Eco
Idioma Portugués
País Brasil

Um relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mostra que houve declínio nos estoques de peixes do rio Madeira durante parte do ano passado

A informação é do site de notícias O Eco.

O relatório não conclui que as obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau sejam responsáveis pelo fenômeno, mas aponta uma associação de causas possíveis.

O relatório foi assinado pela pesquisadora do Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal de Rondônia ( Unir) Carolina da Costa Doria. Segundo a reportagem, o texto reconhece a falta de dados regionais sobre hábitos e necessidades de peixes migradores e aponta que o declínio dos estoques naquele período pode ter ocorrido mais por: influência de uma poderosa cheia ocorrida no rio, mudanças no esforço de pesca e aumento da fiscalização.

Para os pescadores da região, entretanto, o problema é causado pelas explosões de dinamites para construção das barragens. O pesquisador em Biologia Aquática Jansen Zuanon, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia ( Inpa), também acredita que as obras afetem negativamente as populações de peixes.

"O estudo mostra que esses peixes dependem da dinâmica hidrológica e de indicadores ambientais relacionados à qualidade da água para completar suas migrações ao longo do rio. Isso significa que não só a barragem, mas também as alterações na dinâmica hidrológica do rio provocadas pelas obras podem afetar negativamente as populações de grandes bagres e de diversas outras espécies de peixes que habitam aquela bacia", disse Zuanon, ao portal O Eco.

Veja a reportagem na íntegra: Peixes ameaçados na Amazônia

Instituto Humanista Unisinos, Internet, 25-2-10

Comentarios