Brasil plantou 3 milhões de hectares com soja transgênica em '03

Uma área de 3 milhões de hectares no Brasil foi usada para o plantio de soja geneticamente modificada em 2003, conforme estimativa do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA, na sigla em inglês)

SÃO PAULO, 13 de janeiro (Reuters) - O plantio de soja transgênica foi autorizado pelo governo brasileiro, de maneira provisória, pela primeira vez no ano passado.

Em um comunicado divulgado nesta terça-feira, a entidade norte-americana afirmou que "por se tratar de uma estimativa", a área plantada com soja transgênica no Brasil pode ser "significativamente maior".

No mundo, a área plantada com organismos geneticamente modificados atingiu no ano passado 67,7 milhões de hectares, com incremento de 15 por cento em relação a 2002.

Ao todo, 7 milhões de produtores usaram transgênicos, em 18 países, disse a ISAAA. Noventa e nove por cento do plantio ficou concentrado em seis países: Estados Unidos, Argentina, Canadá, China, Brasil e África do Sul.

Sem o Brasil, a área com transgênicos teria crescido cerca de 10 por cento em 2003 frente ao ano anterior.

A soja foi o principal produto transgênico plantado. Houve aumento de 13 por cento na área cultivada em 2003, para 41,4 milhões de hectares, ou 55 por cento da área mundial destinada à oleaginosa, segundo a entidade.

A área com milho geneticamente modificado cresceu cerca de 25 por cento no ano em todo o mundo, alcançando 15,5 milhões de hectares, o equivalente a 11 por cento da área destinada ao cereal.

REUTERS, Internet, 13-1-04

Comentarios