Brasil: polícia despeja famílias de assentamento no Tocantins

Na terça-feira (04/07), 80 famílias Sem Terra foram despejadas no município de Cachoeirinha, região do Bico do Papagaio (TO)

Elas ocuparam a Fazenda São Sebastião, área de 2.495 hectares que pertence à União, mas está titulada para o fazendeiro Amequíades Severino da Silva. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) solicitou a área à Justiça em 2003.

As famílias saíram do local após a juíza Nely Alves da Cruz, da comarca de Araguatins, conceder liminar de reintegração de posse ao fazendeiro. Os Sem Terra foram abrigados no assentamento Oziel, vizinho da fazenda.

No dia seguinte, a Polícia Militar, solicitada para cumprir a ordem judicial caso as famílias não saíssem da fazenda, entrou no assentamento Oziel e retirou os Sem Terra acampados e todos os seus pertences da área. As famílias foram levadas para a praça central de Cachoeirinha e sofreram ameaças e humilhações.

Logo após a retirada das famílias, pistoleiros da fazenda atearam fogo nos 20 barracos dentro do assentamento Oziel e durante toda a noite rondaram as casas dos assentados.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Internet, 7-7-06

Comentarios