Camponesas de Honduras lançam campanha pelo acesso à terra

Idioma Portugués
País Honduras

Trabalhadoras rurais e afrodescendentes da Via Campesina em Honduras lançaram uma campanha pela dignidade da mulher e acesso à terra. Elas também denunciaram os desalojos e remoções que comunidades camponesas do país tem sofrido.

No Dia Internacional da Mulher (8), pelo menos centenas de camponesas afrodescendentes e indígenas de distintas regiões hondurenhas realizaram manifestações na capital Tegucigalpa.

 

Durante o ato, as mulheres exigiram do governo nacional o acesso e a posse de terras para as trabalhadores do campo. As camponesas também relataram casos de desalojos enfrentados pelas comunidades rurais em Honduras.

 

As manifestantes levaram demandas ao Instituto Nacional Agrário (INA) de Honduras. No entanto, não puderam entrar no prédio da entidade. Diante disso, as mulheres realizaram um ato especial às portas do Instituto e leram um pronunciamento com suas demandas.

 

Dentre as exigências estão uma lei nova reforma agrária integral e a distribuição de 15 por cento do orçamento geral em caracter de confiança.

 

Também solicitaram a criação de um marco legal com perspectivas de gênero, a cessação da violência contra as mulheres e punição para os agressores.

 

Púlsar Brasil, Internet, 12-3-12

Comentarios