EUA realizam experiências com árvores transgênicas

Os Estados Unidos autorizaram a plantação de árvores transgênicas no país, com fins científicos, o que tem provocado a crítica de ecologistas

Até agora, foram feitos 230 pedidos de autorização ao Departamento da Agricultura desde 1998 para experiências com essas plantas.

O objetivo dos cientistas é criar árvores que cresçam mais depressa, com melhor madeira, produzam colheitas mais abundantes, combatam a poluição e sirvam até de sentinelas para detectar ataques com agentes biológicos e químicos.

"Não será tão generalizado como a agricultura biotecnológica, mas muito mais destrutivo", disse o ecologista Jim Diamond, da organização Sierra Club. "As árvores são o que resta do nosso ambiente natural e são refúgio de espécies em perigo."

A Sierra Club defende uma moratória à plantação de árvores geneticamente modificadas ao ar livre até que a ciência seja melhor compreendida, mas a sua posição tem sido ignorada. Temem sobretudo cruzamentos entre essas árvores e as naturais, que poderão arruinar a diversidade genética das florestas.

Em resposta, os pesquisadores afirmam que a biotecnologia pode ajudar a inverter o desmatamento e a poluição industrial, ao mesmo tempo em que satisfaz a demanda de madeira e de produtos derivados.

Folha On Line, Brasil, 1-8-03

Comentarios