Greenpeace avalia que as duas únicas vitórias da COP-8 resultaram do trabalho da Via Campesina

Idioma Portugués
País Brasil

A organização não-governamental (ONG) Greenpeace avaliou que a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8), que termina hoje (31), teve duas vitórias – ambas fruto da mobilização da Via Campesina (aliança internacional pela reforma agrária)

"A manutenção da proibição dos terminators e a inclusão das árvores transgênicas na CDB são resultado da pressão exercida pelo movimento social", ressaltou Adário.

As sementes chamadas terminators , que não se reproduzem, foram proibidas pela CDB desde 2000 – mas nesta COP havia a proposta de que houvesse liberação parcial das pesquisas de campo, segundo análise caso a caso. Elas são resultado de tecnologias genéticas de restrição de uso ( genetic use restriction technologies , ou GURTs) – e a característica principal é que geram plantas cujas sementes não germinam.

Com relação às árvores transgênicas, o debate na COP-8 era sobre o pedido de que sua plantação passasse a ser proibida. "Os delegados chegaram a um acordo sobre a criação de um grupo de especialistas para discutir as árvores transgênicas, que deve elaborar propostas para COP-9", contou Kaiser. "Esse grupo deve levar em consideração as avaliações de risco já feitas por ONGs e comunidades locais".

Durante a manhã de hoje, a Via Campesina bloqueou a entrada de veículos na 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8).

Os 3.600 delegados, representantes de 173 países, foram obrigados a caminhar cerca de um quilômetro para chegar ao prédio onde a conferência está sendo realizada. "Foi interessante. Eu admiro essas manifestações", comentou, em tom irônico, o porta-voz do secretaria da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), David Ainsworth.

De acordo com estimativa da política estadual, cerca de 1,5 mil pessoas participaram da mobilização. Elas renovaram os protestos feitos durante praticamente os nove últimos dias do evento: contra as sementes estéreis (geneticamente modificadas) e as árvores transgênicas.

Radiobrás, Internet, 31-3-06

Comentarios