Indígenas do Amazonas protestam contra petrolíferas

Idioma Portugués
País Brasil

Representantes das comunidades indígenas do Amazonas acusaram na quinta-feira (2) as petrolíferas que operam na região de violar os direitos humanos e o meio ambiente

"Estamos aqui para solicitar apoio internacional, porque estão violando nossos direitos humanos, ambientais e sociais", disse Silvio David Malaver, dirigente da comunidade indígena de Kichwa de Sarayaku, em entrevista coletiva na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas.

Segundo o representante dessa comunidade do Equador, que ocupa 135 mil hectares e tem 2.000 habitantes, a companhia petrolífera argentina Companhia Geral de Combustíveis assina contratos com o Exército para proteger suas instalações. Este acordo resulta em seqüestros e ameaças de morte contra quem lidera movimentos contra essas empresas.

A advogada peruana Lily da Torre, especializada na defesa dos povos indígenas, disse que o Estado do Peru e as petrolíferas assinam acordos que ferem os convênios internacionais de direitos humanos e proteção ambiental.

Como exemplo, citou o caso da americana Chevron-Texaco no Equador, onde ocorreu "a maior poluição por petróleo do mundo, pelo vazamento de quase 18 bilhões de galões de petróleo e águas tóxicas".

Para ela, é necessário que a União Européia sancione estas violações, já que o código ético sobre responsabilidade corporativa que se aplica às empresas européias "não é suficiente".

O representante indígena e a advogada viajaram para Bruxelas por um programa co-financiado pela UE, que os levou para uma viagem por países como Áustria, Alemanha, Luxemburgo e agora Bélgica, para explicar a autoridades nacionais e européias a situação que sua comunidade vive.

Ambiente Brasil, Internet, 3-2-06