MST se mobiliza em todo Brasil por “terra, crédito e índice”

Idioma Portugués
País Brasil

Ocupações em sedes do Incra, protestos em agências bancárias e bloqueios de estradas

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou nesta semana uma série de manifestações em todo Brasil. Eles exigem o assentamento imediato das 150 mil famílias acampadas no país e a atualização dos índices de produtividade da terra, que determinam se uma área é ou não produtiva. Segundo o MST, a mobilização já atingiu nove estados.

Segundo Marina Santos, da direção nacional do MST, outro ponto da pauta de reivindicações é a questão dos créditos aos pequenos agricultores e assentados.

“Na questão dos créditos tanto com relação à negociação das dívidas, quanto da negociação de um novo crédito que atenda às demandas do assentamento”. Desde terça-feira (23), o MST faz reuniões de negociação com o governo.

Segundo a direção, o saldo das audiências é positivo.

“Avanços que estamos percebendo estão ligados basicamente com a questão de recursos para assentamento. O governo colocou que tem carimbado R$ 1,2 bi de recursos para o Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], especificamente para assentamentos”.

Desde o início da semana, três mil pessoas se mobilizaram na capital e em outros estados. Em São Paulo, 250 pessoas fizeram vigília na frente da Secretaria de Justiça do estado, no centro da capital. Em Brasília, militantes ocuparam a sede do Banco do Brasil e realizaram manifestação em frente ao Ministério da Fazenda. O movimento também realizou protestos no Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Pernambuco.

Agência Notícias do Planalto, Internet, 24-5-06