Presos políticos da OMC fazem greve de fome em Hong Kong

Idioma Portugués

Em 5 de janeiro, 12 dos 14 militantes que foram presos nas manifestações contra a Organização Mundial do Comércio em Hong Kong decidiram iniciar uma greve de fome de duração ilimitada

“Sua luta não era dirigida aos habitantes de Hong Kong, mas sim contra as políticas neoliberais adotadas pela OMC sem consultar os trabalhadores e camponeses que são majoritariamente afetados por elas”, afirmam em nota.

Os manifestantes vieram da Coréia do Sul, Japão, Taiwan e China continental para protestar em 17 de dezembro de 2005, durante a VI Conferência Ministerial da OMC em Hong Kong. Cerca de 1.300 pessoas foram presas na data e segundo as documentações reunidas por organizações de defesa dos direitos humanos, muitas foram violentadas.

“Gostaríamos de apontar que falta uma verdadeira investigação e retificação das violações de direitos humanos, o que reflete negativamente sobre as normas da Administração da Região Especial de Hong Kong. Uma sentença dura para estes 14 coloca também em dúvida a questão da tolerância da região, considerando que nenhum estrangeiro foi detido em casos anteriores de demonstrações similares”, afirmam as organizações que protestam contra as prisões. Entre os movimentos que questionam o processo está a Via Campesina Internacional.

MST, Internet, 9-1-06

Comentarios