UE reconhece direito a veto e proíbe milho transgênico

Idioma Portugués
País Europa

A Monsanto Co., a Syngenta AG e a Bayer AG não conseguiram obter acesso mais amplo para o milho e a canola transgênicos na União Européia (UE)

Isso ocorreu porque o bloco decidiu reconhecer o direito de cinco países de proibir esses produtos. A Monsanto, porém, obteve aprovação da UE para outro tipo de canola.

Os ministros do Meio Ambiente da UE permitiram que a Áustria mantivesse sua proibição ao milho produzido pela Monsanto, apoiaram o veto de Alemanha, Luxemburgo e Áustria ao milho da Syngenta e disseram que Áustria, França e Grécia podem manter suas interdições ao milho e algumas variedades de canola da Bayer. As proibições refletem o receio de que esses alimentos - aprovados em toda a UE na década de 1990 - representem riscos à saúde da população.

A decisão deverão se consideradas no momento da análise para a aprovação de outros alimentos geneticamente modificados na UE. Em 2004, a Comissão Européia encerrou uma moratória de seis anos para produtos de biotecnologia que proibiu as operações da Monsanto. "Os países membros (da UE) resistem em seguir as regras que eles próprios estabeleceram", disse Adeline Farrelly, porta-voz do grupo setorial de lobby para empresas de biotecnologia EuropaBio, após a decisão divulgada pela UE.

Conselho de Informações sobre Biotecnologia, Internet, 27-6-05

Comentarios