União Europeia pode proibir importações de arroz norte-americano

Idioma Portugués

A União Europeia instou a Administração Bush a fornecer pormenores sobre um tipo de arroz não autorizado e geneticamente modificado produzido pela Bayer CropScience, que foi encontrado nos circuitos comerciais norte-americanos de fornecimento de arroz e que poderá levar a uma proibição das importações por parte da União Europeia

A Bayer, segunda maior produtora de sementes de algodão nos EUA, detectou quantidades desta variedade de bago de arroz de grão longo, conhecido como LLRICE 601, em amostras comerciais norte-americanas. A Bayer testou no terreno o arroz geneticamente modificado, entre 1998 e 2001, e contaminou a colheita de 2005.

Em resposta a um incidente similar no ano passado, a UE restringiu as importações norte-americanas de milho durante 10 dias, depois de a Syngenta ter afirmado que tinha vendido acidentalmente milho experimental geneticamente manipulado, que tinha plantado em quatro Estados norte-americanos.

Nessa altura, em Abril de 2005, as autoridades europeias decidiram que todo o glúten de milho norte-americano importado para ração animal deveria apresentar um certificado que comprovasse estar livre de Bt10, produto transgénico não autorizado para comercialização.

Antonia Mochan, porta-voz da UE em Bruxelas, afirmou à Bloomberg que não se sabe ainda se aquele arroz poderá ter sido exportado para a Europa.

Os contratos de futuros de arroz registaram hoje a maior quebra das últimas três semanas em Chicago, devido à convicção de que as exportações norte-americanas deste cereal vão ser afectadas.

O Governo japonês já afirmou que vai banir as importações daquele tipo de arroz, pertencente às reservas do Arkansas e Missouri, que foi misturado com genes manipulados não autorizados.

«Os preços já estão a descontar a suspensão das importações nipónicas», comentou à Bloomberg o vice-presidente da AG Edwards, Bill Nelson.

O arroz para entrega em Novembro caiu 2% no Mercado de Chicago, estabelecendo-se em 9,90 dólares por cada 100 libras-peso.

tp.nifaidem@ordepc

Jornal de Negócios Online, Internet, 21-8-06

Comentarios