Audio - “Estamos entrando numa nova fase de conflito en função das políticas da Economia Verde”

Idioma Portugués
País Brasil

No dia 29 de setembro, na Assembléia Legislativa do Acre, em Rio Branco, a Plataforma de Direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais (Dhesca) apresentou o relatório “Economia Verde, Povos das Florestas e Territórios: violações de direitos no Estado do Acre”, que resulta de uma missão realizada por esta rede de mais de 40 organizações realizada no fim de 2013 para investigar denúncias de violações de direitos resultantes de políticas de economia verde nesse Estado.

No lançamento do relatório, acompanhado por Amigos da Terra Brasil, esteve presente Dercy Teles, vice-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Para ela, as novas políticas do Estado do Acre que promovem a “mercantilização dos bens comuns, a mercantilização da natureza estão atingindo tanto comunidades indígenas, quanto nós trabalhadores rurais”.

“Nós em Xapuri, estamos revivenciando os problemas de conflitos pela terra em função dessas políticas.Os supostos donos da terra, estão voltando ao Estado para retomar a posse da terra em função dessa venda do crédito de carbono, dessa política dos serviços ambientais”, denunciou Dercy.

A trabalhadora e sindicalista descreveu como está funcionando a disputa atual pelo território no Acre: as fazendas já não contam com áreas de florestas. Nestas, habitam e trabalham indígenas e posseiros. Os projetos de serviços ambientais são desenhados para estas áreas. Conclusão, supostos donos estão exigindo reintegração de posse de terras para poderem participar destas políticas de serviços ambientais.

Online

Baixar: MP3 (7.4 MB)

Imagen: http://www.plataformadh.org.br

Fuente: Radio Mundo Real

Temas: Economía verde

Comentarios