Biodiversidade, sustento e culturas #116

Fogo

Faz alguns dias somente, milhares de pessoas no litoral norte e outras regiões do Rio Grande do Sul foram desalojadas pelo excesso de chuva que acompanhou a passagem de um ciclone. Situação igualmente desesperadora vivem povos originários, pequenos agricultores e agricultoras, devido aos incêndios nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil e em outros países da América Latina. A diferença é que, nestes casos, o fogo faz parte de um projeto de expulsão, apropriação e grilagem, ou se deve às altamente inflamáveis plantações de pinus e eucaliptos.

Os crimes relacionados ao fogo, dados compilados de diversos relatórios e organizações , bem como as alternativas de resistência que as pessoas atingidas estão tentando construir, são tema da revista Biodiversidade, Sustento e Culturas 116. A edição está disponível em português, na seção Boletins Informativos deste site, e em espanhol, no site da Grain. Clique nos links para baixar.

Biodiversidade, sustento e culturas é uma publicacação trimestral da Alianza Biodiversidad, da qual o Centro Ecológico faz parte junto com outras 11 organizações. O uso e a conservação da biodiversidade, o impacto das novas biotecnologias, patentes e políticas públicas são parte da cobertura da revista que busca ser um vínnculo entre aqueles que trabalham pela gestão popular da biodiversidade.

Descargar la revista en PDF (3,19 MB)

Comentarios