CPT

90% dos focos de incêndio estão na Amazônia e no Cerrado

Segundo dados registrados pelo Centro de Documentação da CPT, e sistematizados pela Articulação Agro é Fogo, os incêndios e os conflitos por terra no país se concentram na Amazônia e no Cerrado, onde o agronegócio invade sem pedir licença.

90% dos focos de incêndio estão na Amazônia e no Cerrado

Por CPT
Foto: Wikipedia

La Terra Indígena Yanomami (TIY) fue uno de los territorios más duramente afectados por los “garimpeiros”, buscadores de oro clandestinos. Demarcada en 1992, la TIY es la mayor de Brasil en área, con 9,6 millones de hectáreas, donde viven los indígenas Yanomami y los Ye'kwana. También consta la presencia de ocho grupos de indígenas aislados en la selva, uno de los cuales conocidos como indígenas Moxihatëtëa. La actividad clandestina de extracción minera está en acelerada expansión en el país por lo menos desde 2012, con impacto significativo sobre la Amazonia.

Muertes por masacre en la Tierra Indígena Yanomami, aumento de asesinatos y de trabajo esclavo marcan el año 2021

Por CPT
Mortes em conflitos por terra disparam em 2021

Dados parciais da CPT: Violência contra ocupação e a posse, assassinatos de sem-terras e mortes em consequência disparam em 2021.

Mortes em conflitos por terra disparam em 2021

Por CPT
Voz da Terra:  25 de Julho - Dia do agricultor e da agricultora

"Hoje é um dia muito especial, pois estamos reunidos para celebrar o dia do agricultor e da agricultora. É em nome do Deus da vida que nos encontramos para celebrar a nossa caminhada e, desse modo, fortalecer a nossa fé numa sociedade justa e fraterna. Queremos trazer presente o Sonho do Bem Viver. Sonho dos povos indígenas da América em que o sonho do Bem viver é o seu fundamento".

Voz da Terra: 25 de Julho - Dia do agricultor e da agricultora

Por CPT
Balanço da Reforma Agrária 2019

Pensar o destino do Brasil, do Planeta e de todos os seus habitantes é pensar, principalmente, em quais protagonistas realizarão as mudanças necessárias. As empresas capitalistas globais têm seu projeto de futuro, mesmo que seja mesquinho e para poucos, no qual o lucro é o principal objetivo. O campesinato, os povos originários e a classe trabalhadora, na outra ponta, também colocam em curso o que pensam/fazem; neste caso, a Vida ganha centralidade. Há um ponto em comum entre esses projetos/pensar/agir: a Terra. 

Balanço da Reforma Agrária 2019

Por CPT
Tierra, territorio y bienes comunes

El informe anual de la Comisión Pastoral de la Tierra de Brasil (CPT-Vía Campesina) indica un nivel creciente de violencia en el territorio y conflictos por fuentes de agua en el campo de ese país. RMR recogió el testimonio de uno de los coordinadores de la CPT.

Audio - Brutal retroceso. Testimonio de Rubem Siqueira, de la Comisión Pastoral de la Tierra de Brasil

Por CPT
Padre_Amaro

"A prisão do Pe. Amaro é uma medida que vem satisfazer a sanha dos latifundiários da região que pretendem de toda forma destruir o trabalho realizado pela CPT, e desmoralizar os que lutam ao lado dos pequenos para ver garantidos os seus direitos".

Brasil: O avanço da criminalização não vai parar nossa missão!

Por CPT
1

"A face mais cruel do atual cenário é o crescimento dos conflitos e da violência no campo. Os números gritam. Em 2017, 65 pessoas foram assassinadas em conflitos no campo (dados parciais), registrados pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino (CEDOC) da CPT.

Brasil: Tristes recordes da anti-reforma agrária

Por CPT