CPT

CPT

A CPT torna públicos os registros de massacres no campo, de 1985 a 2017. Esse tipo de crime sempre ocorreu no campo brasileiro, apesar de apenas alguns terem ganhado destaque no cenário nacional. Nesse período, a CPT registrou 45 massacres que vitimaram 214 pessoas em nove estados brasileiros.

Brasil: CPT lança página especial na internet sobre os massacres no campo

Por CPT
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

49 defensoras e defensores assassinados em 2016, segundo dados da ONG internacional Global Witness – “ano após ano, este é o país mais perigoso em termos de números”, afirma a entidade.

Organização internacional divulga relatório em que aponta que o Brasil é o país mais perigoso para lutar por direitos e pelo meio ambiente

Por CPT
violencianocampo

"Aumentaram todos os tipos de conflito (maiores números dos últimos 10 anos, o de terra maior em 32 anos de documentação) e todas as formas de violência no campo em relação a 2015. Os assassinatos tiveram um aumento de 22%, menor índice de aumento em 2016, mas o maior número desde 2003. As agressões tiveram o maior índice de aumento: 206%."

Brasil: O aumento da violência no campo tem a cara do golpe

Por CPT
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Nesses nove meses de 2016, das 47 pessoas assassinadas no campo em todo o Brasil, 16 são de Rondônia, 30% do total.

Brasil: CPT denuncia assassinatos de camponeses em Rondônia

Por CPT
capa_conflitos_2015

"Pela primeira vez, Conflitos no Campo Brasil traz o quadro dos projetos que tramitam no Congresso Nacional que visam a desconstrução dos direitos dos povos do campo. E este clima de crise política, artificial e interessadamente mantido, propiciou que a violência no campo se mantivesse e se ampliasse. Em 2015, 50 pessoas foram assassinadas no campo, o maior número de vítimas desde 2004, e 39% a mais do que em 2014, quando foram registrados 36 assassinatos."

Conflitos no Campo Brasil 2015 - Informe da Comissão Pastoral da Terra

Por CPT
Tierra, territorio y bienes comunes

Tem início nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 25 de novembro o Encontro Regional dos Povos e Comunidades do Cerrado, no espaço de acolhida e formação Casa Dona Olinda, região de Araguaína, Tocantins.

Brasil: Encontro Regional dos Povos e Comunidades do Cerrado acontece em Araguaína, Tocantins

Por CPT
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Em 2014 haviam sido 20 assassinatos no primeiro semestre. Em 2015 foram registrados 23, sendo que desse total somente um não foi na Amazônia.

Brasil: CPT registra 23 mortes no campo somente no primeiro semestre de 2015

Por CPT
conflicto no campo

O Conflitos no Campo Brasil 2014 é a 30ª edição deste relatório que tem se tornado referência nacional e internacional para os que procuram conhecer os conflitos e a violência que acontecem no campo brasileiro. Esta é, por isso, uma edição histórica, que marca os 30 anos ininterruptos deste serviço que a CPT presta aos homens e mulheres da terra e à sociedade brasileira.

Conflitos no Campo Brasil 2014

Por CPT