CPT

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

O Estado brasileiro, por mais um ano, transformou os sonhos do Sem Terra e dos povos do campo em pesadelo. 2013 conseguiu ser ainda pior do que o ano anterior, que já registrava um dos piores índices da Reforma Agrária na história do país.

Brasil: Os descaminhos da Reforma Agrária

Por CPT
Tierra, territorio y bienes comunes

"Os dados parecem comprovar cientificamente o caráter de classe da justiça no Brasil, haja vista que a ação do poder público se move de acordo com a ação dos movimentos sociais em luta pela terra, mas se mostra indiferente com relação ao poder privado."

Brasil: Conflitos no campo refletem retrocesso na questão agrária

Por CPT

Entidades, organizaciones sociales y populares y de derechos humanos, realizarán el Tribunal Popular de la Tierra en Mato Grosso do Sul los días 30 y 31 de marzo y 1º de abril de 2012, en la Universidad Federal (UFMS) de Campo Grande.

Brasil: el Estado en el banquillo de los acusados. Se realizará Tribunal Popular de la Tierra en Campo Grande

Por CPT
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Os números relativos a janeiro a setembro de 2011, indicam uma redução geral de conflitos – redução de 777, em 2010, para 686, em 2011, -12%. Mas a queda não esconde que a violência se mantém e firme. Faz parte da estrutura agrária do país. Este número refere-se ao conjunto de conflitos que a CPT registra: por terra, por água e trabalhistas, no campo.

Brasil: CPT: 23 trabalhadores rurais assassinados pelo latifúndio até novembro

Por CPT
Agua

A CPT lança hoje os dados parciais dos Conflitos no Campo Brasil relativos ao período de 1º de janeiro a 31 de julho de 2010.

Brasil: conflitos pela água crescem 32%

Por CPT

Nas vésperas da festa de São João, festa da colheita do milho no Nordeste brasileiro, assistimos com muita tristeza as enchentes na Zona da Mata Sul de Pernambuco e Zona da Mata Norte de Alagoas. Foram vidas ceifadas, casas destruídas, escolas e hospitais sem condições de funcionarem, pontes levadas pela força das águas, um verdadeiro cenário de guerra

Brasil: 'a mãe terra é quem nos culpa'

Por CPT

Hoje à noite, a partir das 19h00, os participantes do III Congresso Nacional da CPT vão sair em caminhadas pelas ruas da cidade, relembrando as pessoas que tombaram na luta pela terra no campo brasileiro, numa grande celebração dos mártires

Brasil: III congresso da CPT recorda os mártires da terra

Por CPT

O segundo dia do III Congresso Nacional da CPT teve início com uma análise da conjuntura política nacional. Com a ajuda do pesquisador César Sanson, os congressistas puderam analisar os efeitos do atual modelo econômico sobre o meio ambiente. Segundo o pesquisador, o fortalecimento de um Estado cada vez mais desenvolvimentista, impede a conservação dos recursos naturais ainda disponíveis

Brasil: modelo econômico atual é incompatível com a preservação do meio ambiente

Por CPT