CPT

Tierra, territorio y bienes comunes

Tem início nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 25 de novembro o Encontro Regional dos Povos e Comunidades do Cerrado, no espaço de acolhida e formação Casa Dona Olinda, região de Araguaína, Tocantins.

Brasil: Encontro Regional dos Povos e Comunidades do Cerrado acontece em Araguaína, Tocantins

Por CPT
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Em 2014 haviam sido 20 assassinatos no primeiro semestre. Em 2015 foram registrados 23, sendo que desse total somente um não foi na Amazônia.

Brasil: CPT registra 23 mortes no campo somente no primeiro semestre de 2015

Por CPT
conflicto no campo

O Conflitos no Campo Brasil 2014 é a 30ª edição deste relatório que tem se tornado referência nacional e internacional para os que procuram conhecer os conflitos e a violência que acontecem no campo brasileiro. Esta é, por isso, uma edição histórica, que marca os 30 anos ininterruptos deste serviço que a CPT presta aos homens e mulheres da terra e à sociedade brasileira.

Conflitos no Campo Brasil 2014

Por CPT
Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

"Podemos esperar de sua parte uma atuação ativa para garantir aos povos dos campos, das águas e das florestas seus direitos constitucionais, sobretudo de acesso às terras e aos territórios que historicamente lhes pertencem e dos quais foram esbulhados? Ou vamos continuar assistindo a uma atuação de cunho colonialista, que vê nestes povos e comunidades simplesmente “entraves ao desenvolvimento”, ao “crescimento”? "

Brasil: Carta Aberta da CPT à presidenta Dilma Rousseff

Por CPT
CPT2013

"Em 2013, porém, os povos indígenas não foram simplesmente vítimas de ações violentas. Eles protagonizaram 61 ações de retomada de seus territórios, entre as 230 registradas. 20 destas ações se registraram na Bahia e 30 no Mato Grosso do Sul. Fatos que desconstroem a noção de passividade dessas populações."

Conflitos e Violência atingem povos indígenas e com unidades tradicionais - Comissão Pastoral da Terra

Por CPT
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

O Estado brasileiro, por mais um ano, transformou os sonhos do Sem Terra e dos povos do campo em pesadelo. 2013 conseguiu ser ainda pior do que o ano anterior, que já registrava um dos piores índices da Reforma Agrária na história do país.

Brasil: Os descaminhos da Reforma Agrária

Por CPT
Tierra, territorio y bienes comunes

"Os dados parecem comprovar cientificamente o caráter de classe da justiça no Brasil, haja vista que a ação do poder público se move de acordo com a ação dos movimentos sociais em luta pela terra, mas se mostra indiferente com relação ao poder privado."

Brasil: Conflitos no campo refletem retrocesso na questão agrária

Por CPT

Entidades, organizaciones sociales y populares y de derechos humanos, realizarán el Tribunal Popular de la Tierra en Mato Grosso do Sul los días 30 y 31 de marzo y 1º de abril de 2012, en la Universidad Federal (UFMS) de Campo Grande.

Brasil: el Estado en el banquillo de los acusados. Se realizará Tribunal Popular de la Tierra en Campo Grande

Por CPT