Campanha Brasil Ecológico, Livre de Transgênicos e Agrotóxicos

Na última semana, nos dias 25 e 26 de novembro, o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizou congresso em Recife intitulado “Agrotóxicos, saúde e meio ambiente: o direito à informação”

Brasil: para pesquisadores, não existe 'uso seguro' de agrotóxicos

Agronegocio

O Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil, disponível na internet clique aqui, é resultado de um projeto desenvolvido em conjunto pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e pela Fase - Solidariedade e Educação, com o apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.

Brasil: mapa da injustiça ambiental monitora crimes do agronegócio

Esta semana o jornal Folha de S. Paulo divulgou resultados de uma pesquisa desenvolvida em parceria entre a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), que mediu efeitos do uso de agrotóxicos em Campo Verde e Lucas do Rio Verde (médio-norte de Mato Grosso), dois dos principais municípios produtores de grãos do estado

Brasil: agrotóxicos em amostras de ar, água da chuva, sangue e urina

Transgénicos

“O milho transgênico da Bayer foi liberado na ausência de dados sobre seu comportamento na amazônia e caatinga, desconsiderando-se que as condições ambientais são determinantes para a avaliação de risco. No mesmo embalo a CTNBio eximiu-se de explicitar as medidas de segurança e restrições ao uso do OGM.”

Brasil: Justiça suspendeu a decisão da CTNBio que liberou o milho transgênico da Bayer

Semillas

A caminhada que tomou conta das ruas de Campina Grande marcou a abertura da V Festa da Semente da Paixão, cujo tema foi “Guardiões das Sementes da Paixão: em defesa da Agricultura Familiar Camponesa Agroecológica”.

Brasil: cerca de 2 mil agricultores de toda a Paraíba marcharam em Campina Grande em defesa das Sementes da Paixão

Transgénicos

Para produtor cumprir isolamento entre lavouras, milho de agricultor familiar foi destruído duas vezes. O caso se passou em São Mateus do Sul, Paraná, em janeiro de 2010. Essa convivência impossível cerceia a liberdade das famílias agricultoras e o pleno exercício de seus direitos.

Transgênicos: a convivência impossível