MST - Brasil

Marcha das Mulheres Sem Terra em Brasília, no mês de março de 2020. Foto: Manuela Martinoya.

Ações unificadas serão realizadas contra as violências, os retrocessos do governo Bolsonaro e pela vacinação em todo país.

Mulheres Sem Terra mobilizam-se em defesa da vida neste 8 de março

Manifesto mulheres na luta pela vida

Neste 8 de março de 2021, nós, mulheres de todo o Brasil, de todas as raças, etnias, idades, identidades, orientações sexuais, territórios, de tantas nacionalidades que aqui vivemos, quilombolas, indígenas, no campo, nas águas, florestas e cidades, nos mobilizamos no Dia Internacional de Luta das Mulheres para gritar com indignação e fúria feminista fora Bolsonaro! Vacina para toda a população! Auxílio emergencial já! Pelo fim das violências contra as mulheres! 

Manifesto mulheres na luta pela vida

- Marcha Lula Livre em direção a Brasília. Foto: Luiz Fernando.

"Seguimos na Resistência Ativa, nos nossos territórios enfrentando as políticas de desmonte da reforma agrária e as tentativas de privatização das terras, contra a entrega de 25% de cada município para o capital estrangeiro, a regularização da grilagem e a apropriação dos bens naturais. Denunciamos o modelo do agronegócio e da mineração como grandes culpados da eclosão das pandemias, por seu modelo de destruição das florestas e da biodiversidade, e da produção animal em escala industrial".

Carta do MST ao povo brasileiro: por mudanças urgentes! Em defesa da vida e da esperança!

O despejo violento do Assentamento Quilombo Campo Grande foi um dos exemplos de violações de direitos humanos no Brasil em 2020 (foto: MST)

Na semana em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 72 anos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançou-se em uma série de ações que ratificam sua luta por igualdade e justiça social.

Em semana histórica, MST reafirma a luta por direitos humanos no Brasil

Foto: Gabriel Bicho

A semana: Plantemos a Resistência: Contra o Genocídio e os Despejos – que faz parte do Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis, lançado pelo MST no início do ano de 2019 – é uma resposta ao desmatamento recorde, às queimadas que assolam o país e à política exercida pelo governo Bolsonaro.

MST realiza jornada nacional de plantio de árvores em todo o Brasil

En defensa de la vida del pueblo brasileño ¡Medidas de emergencia para una Reforma Agraria Popular!

En junio de 2020, la pandemia del nuevo Coronavirus que hasta ahora ha infectado a más de 550 mil personas y ha matado a más de 30 mil en Brasil, mostró el tamaño de la crisis económica que enfrenta el país. Esta crisis es anterior al brote global de la enfermedad y cuya causa principal es la política económica del gobierno de Jair Bolsonaro, que avanza hacia la austeridad, con profundos recortes en las inversiones públicas.

En defensa de la vida del pueblo brasileño ¡Medidas de emergencia para una Reforma Agraria Popular!

- Foto de La Vanguardia

Nesta quarta-feira (22), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou nota pública em que denuncia os efeitos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) entre os povos da Amazônia e o avanço dos garimpos ilegais, que têm se intensificando nesse período.

CPT denuncia efeitos da pandemia e avanço de garimpo na Amazônia

Mulheres Sem Terra ocupam Brasília

Entre os dias 5 e 9 de março, cerca de 3500 mulheres Sem Terra ocuparão Brasília com muita mística, debate, formação, cultura e resistência no 1º Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra.

Mulheres Sem Terra ocupam Brasília