Washington Novaes

Saberes tradicionales

"Um índio na força de sua cultura também não depende de ninguém: sabe fazer tudo de que precisa – a casa, a roça, seus objetos do cotidiano. E a informação é aberta, o que um sabe todos podem saber; como todos são autossuficientes, ninguém domina ninguém"

Brasil: Aprender com o índio, não tentar destruí-lo

cc

Estudo aponta face até agora pouco conhecida da devastação ambiental: o recuo acelerado dos solos naturais, riquíssimos em biodiversidade, e cujo declínio pode afetar Agricultura, Saúde e Clima.

Brasil: O solo que desaparece sob nossos pés

Pueblos indígenas

"Claude Lévy Strauss em seu livro Saudades do Brasil (1994), escreve: “os que folhearem este livro deverão precaver-se contra outra ilusão: acreditar que estes índios completamente nus (...) ofereçam a imagem de uma humanidade primitiva (...) Os povos do Brasil Central e de outras partes são os resíduos enfurnados de civilizações mais altas e mais numerosas”. Por sua vez, o cientista Adalberto Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) constata que “os conhecimentos tradicionais encerram vasto conjunto que a ciência demoraria muito tempo para apropriar-se. E precisa ter essa intenção”.

‘Primitivos’ nos dizem o que devemos fazer

Tierra, territorio y bienes comunes

"Várias instituições continuam a prever que os níveis de desmatamento em 2015 devem superar os do período anterior. Ainda assim, o governo federal cortou em 72% os recursos contra o desmatamento na Amazônia, de R$ 6,36 bilhões para R$ 1,78 bilhão.", afirma Washington Novaes, jornalista, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo.

Brasil: Incompetência e ganância nas terras da Amazônia

Crisis climática

É inquietante. Ao mesmo tempo que o governo brasileiro mantém posições tímidas e insuficientes nas negociações globais sobre o clima para um novo acordo este ano, internamente também se sucedem críticas sobre iniciativas para enfrentar as graves questões no nosso território. Uma das últimas dá conta de que a barragem de Sobradinho, no Rio São Francisco, poderá ter de recorrer ao “volume morto” para abastecer parte da população do Nordeste (Estado, 17/5) – cenário que a Agência Nacional de Águas considera “de extrema gravidade”.

Brasil: Aquecimento global, problema dos outros?

Pueblos indígenas

E depois da Convenção da Biodiversidade (ONU), da qual o Brasilé signatário (1992), vários outros documentos têm enfatizado que o caminho mais eficaz para a conservação dabiodiversidade está nas reservas indígenas, mais eficazes até que reservas, parques e outras áreas protegidas", escreve Washington Novaes, em artigo publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Brasil: Adeus aos índios e à biodiversidade

Quando esse mundo das palavras adentra o território da diplomacia, os resultados podem ser ainda mais surpreendentes - e este é o caso do desfecho da reunião da Convenção do Clima, no último domingo, em Durban

Clima: para onde vamos só com boas intenções?

"Voltou ao terreno da polêmica, nas últimas semanas, no Brasil e em vários outros países, o complexo tema dos alimentos transgênicos. Principalmente por causa do veto do governo alemão ao plantio e comercialização de uma variedade de milho geneticamente modificado, com o argumento de que prejudica polinizadores e outras espécies"

Brasil: os transgênicos voltam à pauta