Brasil: Lei popular pelo fim da destruição das florestas. Assine pelo Desmatamento Zero

Idioma Español
País Brasil

"Preservar as matas nativas é caminhar para um desenvolvimento verde e sustentável. A lei do desmatamento zero é o primeiro passo para o Brasil do futuro. Essas não são apenas fases de um jogo, são fatos de uma dura realidade que pode virar permanente se não fizermos nada para mudá-la. Proteger as florestas é mais do que uma responsabilidade dos brasileiros – é um direito."

Neste último sábado, o texto do novo Código Florestal completou seu primeiro aniversário desde que foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Aí você se pergunta: de lá pra cá, o que mudou? Em termos de implementação da lei, nada – nós te respondemos. De novidade só temos a nova tendência de crescimento do desmatamento na Amazônia Legal e a anistia – essa, sim, já em funcionamento.

Durante as negociações, a pressa do governo e a gana ruralista eram tais que impediram um diálogo equilibrado com setores fundamentais da sociedade. Nessa fase de implementação da lei, igualmente importante, o processo estagnou-se e os conflitos no campo seguem a todo vapor.

Se o governo esqueceu o senso de emergência da situação, nós não. Por isso, precisamos mandar nosso recado de que devastação florestal no Brasil não está com nada! Assine e compartilhe a petição pela lei do Desmatamento Zero.

----------------

Décadas atrás, a Amazônia era uma paisagem plena de fartura e beleza. Aos poucos, ela foi sendo invadida por personagens que a transformaram radicalmente. Avançaram sobre a floresta o gado e a soja, os maiores vetores de devastação na região. Atividades muitas vezes ilegais, elas trouxeram a reboque mazelas como o trabalho escravo, a invasão de Terras Indígenas e a exploração madeireira.

Os grandes proprietários de terras que comandam o agronegócio usaram seu poder e conseguiram desfigurar o que resta das leis ambientais brasileiras. Não satisfeitos, eles ainda querem mais retrocesso. O governo, por sua vez, quer reduzir a Amazônia a um canteiro de obras para seus grandes empreendimentos, que passam por cima da floresta e dos povos tradicionais que as habitam.

É um cenário desolador. Mas a gente ainda pode reescrever essa história. Em parceria com outras organizações, o Greenpeace lançou um projeto de lei de iniciativa popular para acabar com a destruição de nossas florestas. Preservar as matas nativas é caminhar para um desenvolvimento verde e sustentável. A lei do desmatamento zero é o primeiro passo para o Brasil do futuro.

Essas não são apenas fases de um jogo, são fatos de uma dura realidade que pode virar permanente se não fizermos nada para mudá-la. Proteger as florestas é mais do que uma responsabilidade dos brasileiros – é um direito. Para engrossar esse coro, a Liga das Florestas precisa de mais heróis. Entre na disputa e ajude a salvar o que o nosso país tem de mais precioso.

Brincando, a gente exercita a cidadania e aprende um pouco mais sobre a maior riqueza do nosso país. Participe!

LIGA DAS FLORESTAS

Temas: Agronegocio, Biodiversidad

Comentarios