Princípios de uma Curadora (guardiã de sementes)

"Uma curadora é guardiã das sementes e protetora das plantas e conhecimentos que lhe foram repassados, sobre tudo no que se refere à medicina popular e alimentação, compartilhando estes conhecimentos com as plantas e as sementes com as outras pessoas, a fim de garantir a continuidade destes na terra, entregando responsavelmente a pessoas que vão conservá-las e mantê-las para que durem ao longo dos tempos"

1. Uma curadora sabe que tudo que a natureza nos dá é para estudarmos, entendermos, conhecermos, cuidarmos, mantermos e compartilharmos.

2. Uma curadora é guardiã das sementes e protetora das plantas e conhecimentos que lhe foram repassados, sobre tudo no que se refere à medicina popular e alimentação, compartilhando estes conhecimentos com as plantas e as sementes com as outras pessoas, a fim de garantir a continuidade destes na terra, entregando responsavelmente a pessoas que vão conservá-las e mantê-las para que durem ao longo dos tempos.

3. Uma curadora conhece o significado e o uso das plantas que conserva.

4. Uma curadora melhora a qualidade de suas sementes, reproduz, conserva, seleciona e armazena com sabedoria e conhecimento.

5. Uma curadora de sementes deve relacionar-se profundamente com elas, em uma vinculação profunda em torno dos ciclos da vida.

6. Uma curadora de sementes trabalha com amor e carinho com suas plantas e sementes, para que estas dêem bons frutos.

7. Uma curadora de sementes deve ser solidária, pois sabe que lhe foi herdado um conhecimento, fruto de conhecimentos compartilhados, portanto, tem valores morais que estão
presentes em seu viver, de maneira a dividir com quem a cerca.

8. Uma curadora deve saber que sua missão é a continuidade da vida na terra.

Declaração sistematizada das Oficinas de Formação de Curadoras de Sementes, realizadas no Sul do Chile, “Cultura das Sementes”, e uma oficina técnica realizada na área do “Melhoramento Participativo”.

Fonte: MMC - Brasil

Comentarios