Bird amplia exigências a "papeleiras"

Idioma Portugués

A CFI (Corporação Financeira Internacional), o braço financeiro do Banco Mundial, apresentou um plano em que amplia as exigências "ambientais e sociais" antes de conceder um crédito de US$ 400 milhões às duas multinacionais do papel que estão sendo construídas na fronteira com o Uruguai, centro da crise diplomática do país com a Argentina

DE BUENOS AIRES - Segundo a CFI, serão contratados consultores independentes que analisarão os projetos para se certificar do nível de impacto ambiental e eventuais prejuízos ao turismo da região. As empresas -a finlandesa Botnia e a espanhola Ence- já afirmaram que cumprirão as exigências. O anúncio do Bird foi comemorado pela Argentina, que tem reclamado das companhias garantias de que não contaminarão.

Segundo o jornal argentino "Clarín", o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, usará seu discurso na Cúpula União Européia e América Latina, em Viena, como parte da estratégia. Pedirá "responsabilidade ambiental" de empresas interessadas em investir na região, em nome do Mercosul.

Ontem, a agência oficial de notícias da Argentina, Telam, distribuiu comunicado em que informava que Kirchner se reuniria com o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, em Viena e onde o presidente argentino dizia que tudo se resolveria com "diálogo", e não nos tribunais internacionais. A notícia chegou a ficar em destaque no site da empresa.

Mais tarde, uma nota da agência explicou que a notícia era falsa e que a empresa foi alvo de uma "sabotagem", que será investigada pela Justiça. A Telam está em conflito com o sindicato de trabalhadores por aumento salarial. (Fonte: Folha de São Paulo)

Fonte: NetMarinha

Comentarios