Boletim 600 traz um convite à reflexão

Idioma Portugués
País Brasil

Desde 1999 a AS-PTA publica este boletim semanal dedicado à atualização de informações e análises sobre a tragédia representada pelo avanço do uso de transgênicos na agricultura bem como sobre as variadas formas de resistência organizadas pela sociedade civil. Chegamos esta semana à edição de número 600 de nosso boletim. Números redondos são um convite à reflexão.

Diante da evolução dos fatos que vimos divulgando e comentando durante todo esse período, optamos por tecer breves comentários sobre os descaminhos das instituições científicas envolvidas na matéria.

Como se sabe, a Ciência começa com fatos e termina com fatos, não importando as estruturas teóricas utilizadas para que a realidade seja analisada. A boa prática científica nos ensina a duvidar sistematicamente das evidências empíricas para melhor lidarmos com nossas ignorâncias. Esses dois pressupostos elementares do conhecimento científico vêm sendo solenemente negligenciados na novela dos transgênicos.

Uma rápida passada de olhos nas primeiras edições de nossos boletins (todos disponíveis em nossa página institucional) não deixa dúvidas da enorme distância entre o que os defensores da transgenia agrícola prometiam em 1999 em nome de supostas certezas científicas e o que estamos efetivamente assistindo com a disseminação em larga escala dessa tecnologia. Profecias de uma agricultura produtiva, economicamente viável, ambientalmente sustentável e segura para a saúde pública se desfizeram diante de nossos olhos como um castelo de areia. No entanto, as promessas de um futuro brilhante para a agricultura e a alimentação transgênicas seguem sendo divulgadas à opinião pública sem que sejam levantadas as razões pelas quais as promessas do passado n&a tilde;o tenham se confirmado. Uma das maiores evidências dessas contradições não justificadas vem do aumento exponencial do uso dos agrotóxicos no Brasil, em vez da prometida redução, um fenômeno que alçou o nosso país ao triste título de campeão mundial no consumo dos venenos agrícolas.

Não podemos falar em Ciência quando fatos da realidade são desprezados e/ou ocultados para que os transgênicos permaneçam sendo disseminados como alternativas tecnológicas inquestionáveis. Estamos, pois, diante de um quadro de mentira institucionalizada. E, como reza o ditado, mentirosos são pródigos em juras. Em vez de produzir provas científicas para sustentar suas argumentações, preferem fazer cortina de fumaça com suas promessas mirabolantes, transferindo o ônus da prova para os que denunciam os riscos desnecessários aos quais a sociedade e a natureza estão sendo submetidos.

Em artigo publicado em 2004, o jornalista Washington Novaes identificou esse estratagema retórico dos defensores incondicionais da transgenia como uma “inversão semântica”. Por um lado, qualificam de obscurantistas os que cobram estudos científicos independentes sobre biossegurança. Por outro, se apresentam como paladinos da ciência, embora façam ferrenha oposição à realização desses estudos e desconsideram seus resultados sempre que apresentados.

Mas, tal como óleo, a mentira flutua à superfície da verdade. Nosso papel tem sido o de contribuir para que as verdades venham à tona, já que os meios de comunicação de massa empenham-se em acobertar os fatos inconvenientes aos interesses econômicos das corporações produtoras das sementes transgênicas. Fazemos isso ao anunciar os riscos associados à transgenia e ao divulgar as suas evidências documentadas em várias partes do mundo. Fazemos também ao denunciar as tenebrosas transações que abriram o caminho para a legalização e posterior liberação desenfreada dos transgênicos em nossos campos e em nossos pratos. Mas fazemos também ao apresentarmos a alternativa agroecológica para o efetivo equacionamento dos desafios alimentares, ambientais, sociais e econômicos colocados para a humanidade. Ao contrário de 1999, a Agroecologia goza hoje de crescente reconhecimento por prestigiosos organismos internacionais. Seus resultados práticos estão fartamente documentados no mundo inteiro, comprovando que um futuro mais promissor e seguro para a Humanidade pode ser construído a partir da revitalização da agricultur a familiar camponesa. No entanto, esse reconhecimento ainda não foi convertido em medidas práticas por parte dos Estados. Por enquanto a transgenia e a agricultura industrial permanecem na ribalta com o apoio cúmplice e decisivo de um número limitado de profissionais que emprestam seu prestígio acadêmico para posar de cientistas na CTNBio.

Mas nada é definitivo. O campo científico-acadêmico vem se manifestando criticamente a esse uso criminoso da Ciência. Não sem razão a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) escolheu o tema da Ética na Ciência para o seu último Congresso, acompanhado por mais de 4 mil pessoas, que a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) vem produzindo os dossiês “Um alerta sobre os impactos dos Agrotóxicos na Saúde” para denunciar os efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde humana e o meio ambiente e que tenha sido criado recentemente o movimento internacional Ciência Cidadã, cujo manifesto recebeu a adesão de 120 cientistas brasileiros na Cúpula dos Povos, em junho último. A História está diante de nós para ser mudada. Assim como as pedrinhas atiradas por David, nosso boletim semanal seguirá dando a sua contribuição ao desmascarar o Golias biotecnológico e suas mentiras deliberadas.

Por Paulo Petersen, diretor-executivo da AS-PTA.

Fuente: AS-PTA

Temas: Transgénicos

Comentarios