Brasil: MST abre maior congresso da sua história hoje

Idioma Portugués
País Brasil

O MST abre o seu 5º Congresso, com mais de 18 mil delegados e delegadas de assentamentos e acampamentos, com a participação de diversas entidades da sociedade civil, nesta segunda-feira (11/06), às 19h, no Ginásio Nilson Nelson

(PAUTA) Na cerimônia de abertura, a integrante da Direção Nacional do MST, Marina dos Santos, faz uma saudação de boas vindas aos delegados, que vieram de 24 estados do país em mais de 380 ônibus, além de convidados.

Devem participar do ato representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) e Intersindical, Contag (Confederação dos Trabalhadores da Agricultura), CPT (Comissão Pastoral da Terra) e Via Campesina Internacional.

Participam também entidades de defesa de direitos humanos e ambientalistas, movimentos de mulheres, negros, indígenas, sem-teto, atingidos por barragens, religiosos e parlamentares. Uma delegação internacional, formada por mais de 200 pessoas dos quatro continentes, também acompanhará o congresso.

Cidade de Lona

Com a participação de mais de 18 mil pessoas, o congresso será o maior da história do MST. Em 1985, na primeira edição, foram 1500 delegados, em Curitiba. A partir daí, todas as edições aconteceram em Brasília, reunindo 4.000 pessoas em 1990 e, cinco anos depois, 6000. Na última edição, realizado no ano de 2000, 12 mil delegados fizeram as discussões.

Agora, os 18 mil delegados ficarão acampados em torno do ginásio, embaixo de uma estrutura formada por mais de 31 mil metros quadrados de lona (mais de quatro estádios de futebol).

Cerca de 2.000 integrantes do MST trabalham desde a semana passada para levantar parte da chamada Cidade de Lona, que estará toda construída até o começo da noite desta segunda-feira.

Uma feira da reforma agrária vai expor os alimentos orgânicos produzidos nos assentamentos do MST, dividida a partir da produção típica das regiões e estados. As delegações que chegaram já trouxeram requeijão, coco, pimenta, farinha, mandioca, leite, entre outros exemplares da produção da reforma agrária.

A brigada de teatro do Movimento, que conta com 35 grupos de teatro em assentamentos e acampamentos pelo país, se apresenta nos intervalos das atividades.

A Escola Itinerante Paulo Freire, uma ciranda infantil, garante a participação de trabalhadores e especialmente trabalhadoras rurais com filhos pequenos, abrigará 1.500 crianças de até 11 anos, mantendo a regularidade das aulas e atividades educativas promovidas por 500 educadores formados pelo MST.

Cerca de 140 cozinhas vão preparar os alimentos trazidos dos assentamentos e, uma equipe de saúde, permanece no acampamento para cuidar da saúdes participantes.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

- O credenciamento e atendimento dos jornalistas serão realizados na sala de imprensa (no portão 2)
- Os jornalistas poderão acompanhar o congresso na sala de imprensa.
- Os porta-vozes do MST atenderão a imprensa em dois horários: 8h às 10h e 14h às 16h a partir de terça-feira.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Assessoria no Ginásio – 61- 4063 7283
Igor Felippe - 61-9124-2003
Maria Mello - 61-8464-6176

www.mst.org.br

Comentarios