Brasil: campanha urgente: desaproprioação da transnacional SYNGENTA

Idioma Portugués
País Brasil

Na segunda feira proxima, dia 13, o govenardor Requiao, vai anunciar a desaproprioação por interesse publico, da area de 300 hecatres de propriedade da transnacional SYGENTA, que vinha fazendo experimentos transgenicos e mutiplicação de sementes de milho transgenico, não cumprindo com a lei

Estimados companheiros/as

A area esta há 4 quilometros do Parque nacional do Iguaçu, na fronteira com Argentina e Paraguay, e por lei representava perigo para contaminação ambiental, alem de ter multiplicação de sementes transgencios sem licença. No mes de março de 2006, a via campesina do Brasil, atraves de seus
militantes no Parana ocupou a area, apra denunciar a situaçao. Fruto da ocupação o Ibama multou a empresa em um milhao de reais (500 mil dolares).

No entanto, por infgluencias politicas, entre o primeiro e segundo turno o poder judiciario local determinou o despejo da area, e com multa de 50 mil reais por dia, ao governador caso ele nao cumrpisse.

Então os companheiros/as sairam daarea e acamparam em frente. Agora, recebemos a boa noticia de que o governador decidiu por desapropriar a area, por interesse publico, e vai transforma-la, numa area publica do estado do parana para desenvolver tecnicas e experimentos de agricultura agroecologica e sustentavel, compativel com a vizinhança do maior parque de mata atlantica ainda existente em nosso territorio.

Duante disso, os movimentos e entidades, estaremos nos manfiestamos cumprimentando o governador, pois sofrera certamente pressões da imprensa reacionaria, do poder judiciario, etc influenciados pelo poder economico da SYgenta, que é uma da sgrandes empresas que controlam transgenuicos no pais.

Assim, abaixo tem um exemplo de carta. Por favor, enviem atraves de sua entidade ou pessoas, ao Governador ao cuidado do endereço rb.vog.rp@ittessip e com copias para rb.gro.sotieridedarret@sotieridedarret

cidade , 13 de novembro de 2006

Exmo.sr
Dr. Roberto Requião
Governador do Estado do Paraná

Os Movimentos Sociais de todo Brasil abaixo-assinados vem a sua presença manifestar nosso total apoio e cumprimentá-lo pela iniciativa de desapropriar a área da empresa transnacional de origem suíça Sygenta Seedes Ltda, que vinha praticando irregularidades com pesquisas e cultivos transgênicos nas proximidades do Parque Nacional do Iguaçu.

Sua atitude merece nossos congratulações, uma vez que somos sabedores das práticas ilegais e também da forma como essas empresas vem ao nosso território e se apropriam de nossa biodiversidade. Além disso, querem controlar a nossa agricultura, por meio da imposição de sementes transgênicas para cobrar seus royalties e elevar seus lucros.

O gesto do governador recupera, por um lado, a soberania nacional, em defesa dos interesses históricos de nosso povo. Nos congratulamos, por outro lado, pelo destino que será dado a essa área ao transformá-la num espaço pertencente ao Estado, para o desenvolvimento de pesquisas e técnicas agrícolas de uma agricultura sustentável social e agroecologicamente. Esperamos que a empresa Sygenta pague as multas que deve ao Ibama e, portanto, ao povo brasileiro por suas agressões a nossa natureza e desrespeito a lei.

Esperamos que os outros governos estaduais e o governo federal sigam seu exemplo e se mantenham alertas sobre a pratica dessas empresas, e sobretudo que seja rigorosamente fiscalizado a produção de sementes transgenicas não autorizadas, bem como o cumprimento da lei de abril de 2003,que determina que todo produto composto por transgênicos deva constar a identificação no rotulo, e que ate é desrespeitada pelas empresas.

assinatura.

Comentarios