Fazendeiros americanos perderm 300 milhões de dólares por anos como consequência da rejeição dos mercados aos OGMs, diz a Associação Americana de Produtores de Milho, por Peter Rosset

"O governo americano e relatórios de comércio revelam que as exportações de milho pelos EUA foram 33% inferiores às previsões oficiais"

"Os produtores americanos de milho estão furiosos com a perda de potencial das suas exportações para a Europa, em torno de 300 milhões de dólares por ano", disse Dan Mc Guire, Diretor da Associação dos Produtores de Milho dos EUA (ACGA). O ACGA representa produtores de milho em 14 estados. Mc Guire disse que "Mesmo assim, até agora alguns funcionários do governo ainda não tratam o assunto com seriedade e sugerem que eles estão 'isolando' os europeus no tema dos alimentos OGMs, quando na verdade, são os EUA que estão se isolando. Os grupos dos EUA que operam como promotores para as companhias de biotecnologia ainda estão tentando escantear a Europa em assuntos de OGMs, quando o Japão e muitos outros países ao redor do mundo estão justamente preocupados com os OGMs."

Desde 1997 a ACGA tem alertado os fazendeiros norte-americanos, os funcionários do governo e o público sobre as perdas em exportação de milho que resultariam se o EUA não levasse em consideração as sérias restrições dos consumidores sobre a questão dos OGMs em todo o mundo. Os fazendeiros de milho norte-americanos perderam mais de 814 milhões de dólares em vendas para o exterior durante os últimos cinco anos como resultado de restrições para importações de alimento geneticamente modificados impostas pela Europa, Japão e outros compradores de mundo. "Para tenta compensar os preços deprimidos como rsultado da superoferta interna de milho, não exportado, com os seus efeitos danosos no sustento dos fazendeiros a Lei Agrícola Americana tentou socorrer os produtores com até $20 bilhões em subsídios. Na verdade isto é o que cada contribuinte americano arca pessoalmente para subsidiar a indústria de biotecnologia agrícola" disse McGuire. Ele acrescentou: "A perda potencial de $300 milhões anualmente em exportações de milho pelos EUA para a Europa confirma o custo para a economia americana da nossa posição sobre os OGMs.

Larry Mitchell, Presidente do ACGA, disse que, "estas vendas perdidas permanecem estocadas e isso diminui os preços do milho aos produtores muito abaixo dos preços de suporte da política agrícola.

"Os importadores e consumidores estrangeiros continuam com dúvidas sobre as questões de saúde e meio ambiente, sobre patentes e concentração de mercado nos assuntos sobre OGMs, acrescentouMitchell continuado. "Eles estão buscando alternativas"

Tradução livre: Gersom Teixeira

Comentarios