Físico Fritjof Capra reafirma sua posição contrária aos transgênicos, por Olimpio Araújo Junior

Segundo ele, as sementes transgênicas não produzem mais, com o tempo aumentam a necessidade de uso de agrotóxicos, e fazem com que o produtor fique mais pobre, além de acabar com a agricultura familiar

O físico Fritjof Capra, autor de "A Teia da Vida", Conexões Ocultas", "O Ponto de Mutação", entre outros, reafirmou hoje em Curitiba (20/10/2004), para a equipe EcoTerra Brasil sua posição contrária aos transgênicos. Segundo ele, as sementes transgênicas não produzem mais, com o tempo aumentam a necessidade de uso de agrotóxicos, e fazem com que o produtor fique mais pobre, além de acabar com a agricultura familiar, favorecendo apenas, por um curto e ilusório período, grandes latifundiários que baseiam-se na monocultura. Para Capra, o caminho que deve ser tomado é o da agricultura orgânica, pois a mesma trás benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Questionado pelo ambientalista Olimpio Araújo Junior sobre a liberação dos transgênicos no Brasil, Capra concordou que isso significa um retrocesso para o país em todos os sentidos, e que a liberação das sementes transgênicas fará com que nossa agricultura torne-se totalmente dependente de uma única empresa multinacional, que, segundo ele, só produz tais sementes com o intuito de monopolizar o mercado de agrotóxicos, além de passarem a ter o poder de determinar o futuro de nações em desenvolvimento como a nossa.

Fritjof Capra é ativista ambientalista a mais de 20 anos, e um dos grandes nomes da ciência de nosso milênio. Seu trabalho é reconhecido em todo o planeta e serve de base para estudo de milhares de cientistas.

Olimpio Araujo Junior - Geógrafo-ambientalista
Rede de Comunicação Ambiental EcoTerra Brasil; e-mail: oaj@ecoterrabrasil.com.br
Com. (41) 322 7659 ou 232 6700 Fax: 322 7659
Cel.: (41) 9212 7266 - Res. (41) 3029 2653.

Comentarios