MMC encerra atividades do II Congresso Nacional com ato político na Esplanada dos Ministérios
O II Congresso Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC Brasil) foi encerrado com ato político realizado na Esplanada dos Ministérios, na tarde do último dia 15, em Brasília/DF. Durante a manifestação foi realizada a doação de alimentos que foram disponibilizados pelas mulheres do movimento, uma ação que reafirma uma das principais pautas da luta do MMC que é a soberania alimentar.
Estiveram presentes na mobilização a Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, representantes dos movimentos que compõem a Via Campesina, além do Coletivo Mulheres do Sol, para quem o Movimento realizou a doação de alimentos. Um momento marcante dentro da programação do congresso no sentido de dar visibilidade a luta das mulheres trabalhadoras rurais, indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadoras, ribeirinhas, ao mesmo tempo em que denuncia a violência enfrentada por essas mulheres.
Ainda na tarde da quarta-feira (15/10), mulheres do MMC participaram da sessão da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres na Câmara dos Deputados. Um espaço em que o Movimento evidenciou a luta das mulheres e a presença marcante destas no II Congresso Nacional, e enfatizou a urgência de políticas públicas para as mulheres do campo, das florestas e das águas.
A Mobilização em frente a Esplanada dos Ministérios, concluiu a programação dos três dias do Congresso Nacional que reuniu aproximadamente 2 mil mulheres, na Granja do Torto, entre os dias 13, 14 e 15 de outubro de 2025. O evento, durante os três dias, contou com a realização de rodas de conversa temáticas, mostra de produção e ciência com produtos produzidos pelas camponesas, lançamento do hino do movimento, aprovação do documento tese, troca de sementes crioulas, entre outras atividades.

