Monsanto suspende a cobrança de royalties da soja RR1 em todo o Brasil

Idioma Portugués
País Brasil

A Monsanto anunciou nesta terça-feira (26/2) que irá adiar a cobrança de royalties da soja RR1 em todo o Brasil até que haja decisão final da justiça. De acordo com a multinacional norte-americana, a companhia vai continuar documentando e mantendo as informações comerciais sobre os usuários da soja RR1 durante o período de adiamento da cobrança.

A decisão foi comemorada pelos produtores representados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pela a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja). Para as entidades, a postura da multinacional foi “acertada e coerente, tendo em vista que a patente da soja RR1 está vencida desde 2010″.

 

(…) “A Monsanto busca corrigir o prazo de uma de suas patentes brasileiras para essa tecnologia até 2014″, disse a empresa em comunicado, acrescentando que recorreu da decisão do Superior Tribunal de Justiça, que negou na última quinta-feira (21/2) recurso da companhia para ampliar a vigência da patente. “Após manifestação final do STJ, a decisão definitiva ficará a cargo do Supremo Tribunal Federal”, diz a nota da empresa. (…)

 

Em nota, a Aprosoja diz que as entidades (Aprosoja e Famato) orientam os produtores de Mato Grosso para que não façam o depósito em juízo, além de não ser necessário assinarem nenhum acordo. Segundo a Aprosoja, os produtores que já assinaram qualquer tipo de acordo com a Monsanto podem ter os acordos cancelados a qualquer momento. A Monsanto orienta os agricultores que assinaram a primeira versão do termo de quitação a mantê-lo, encerrá-lo ou substitui-lo por um novo documento disponível no website da companhia. (…)

 

Globo Rural On-line, 27/02/2013.

 

Fuente: AS-PTA

Temas: Transgénicos

Comentarios