Quase 50% da área terrestre do planeta já foram modificados

Nos últimos 150 anos, o ser humano modificou cerca de 47% da superfície terrestre do planeta e, continuando nesse ritmo, a biodiversidade estará ameaçada em 72% da área terrestre em 2032.

Esse cenário foi desenhado pelo “Atlas Mundial da Biodiversidade: Recursos Vivos da Terra para o Século XXI”, elaborado pelo Centro de Conservação e Monitorização Mundial do programa de Ambiente das Nações Unidas (UNEP- WCMC).

 

O documento alerta, ainda, que no ritmo atual de extinção de plantas e animais, a Terra perde um medicamento importante a cada dois anos. A situação é ainda mais grave, esclarece a publicação, quando se verifica que foi avaliado apenas o potencial farmacêutico de menos de 1% das 250 mil plantas tropicais existentes no mundo.

 

O Atlas prevê que as perdas de biodiversidade deverão ser particularmente graves no sudeste asiático, na bacia do Congo e em partes da Amazônia. Nestas regiões, quase 48% das áreas serão convertidas em solo agrícola, plantações e espaços urbanos, contra os atuais 22%.



Comentarios