Brasil

Colheita do arroz. Foto: Maiara Rauber

Famílias assentadas do MST no Rio Grande do Sul realizarão a 19ª Festa da Colheita no próximo dia 18 março, no município de Nova Santa Rita-RS.

Festa da Colheita da maior produção latino-americana de arroz agroecológico será em março

Sem licença para destruição

Eleita como a pior empresa do mundo pela Mighty Earth em 2019, a Cargill Agrícola S.A chega a Santarém em um processo marcado por indícios de fraudes e violações de direitos humanos que segue sem respostas, passados mais de 20 anos desde a implantação de um terminal portuário da empresa na região.

Sem licença para destruição

O acervo do Banco Ativo de Germoplasma ficará disponível para o público em geral, como pesquisadores, a comunidade e iniciativas de reflorestamento que necessitem de apoio para reproduzir as espécies – Foto: Jessica Lane/ Corredor Caipira

Projeto da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz rastreou 20 árvores raras da Mata Atlântica para serem reproduzidas; iniciativa irá ajudar no reflorestamento de 45 hectares de florestas na região de Piracicaba, no Estado de São Paulo.

Projeto cria banco de sementes para preservação da Mata Atlântica

A conta chegou: O terceiro ano de destruição ambiental sob Jair Bolsonaro

O título deste documento se refere a duas contas. Primeiramente, a conta do desmonte ambiental acelerado praticado desde 2019, que sepultou qualquer esperança de controle do desmatamento - e, portanto, de emissões de gases de efeito estufa - no país enquanto Jair Bolsonaro estiver no governo. A Amazônia está entregue ao crime e não há motivos para achar que os criminosos agirão com temperança em 2022, ano eleitoral. Isso é particularmente problemático nos territórios indígenas, alvos preferenciais do Presidente da República.

A conta chegou: O terceiro ano de destruição ambiental sob Jair Bolsonaro

Getty Images

Un grupo de peces cebra fluorescentes pasó de las peceras a la cuenca del Río Paraíba y amenaza una de las regiones más diversas del mundo.

Peces fluorescentes genéticamente modificados invade el Bosque atlántico brasileño

Mestra Japira e a linguagem das plantas

Mestra Japira Pataxó recebeu o título de doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta quinta-feira (10), depois de ser avaliada em um processo demorado e rigoroso por uma banca de cinco doutores, que deram um parecer favorável aprovado pela Câmara de Pós-Graduação e, em seguida, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFMG.

Mestra Japira e a linguagem das plantas

Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil

A atual legislação brasileira sobre regularização fundiária já é suficiente para garantir aos agricultores familiares com áreas de até quatro módulos fiscais a titulação de suas terras.

Proposta de novo marco legal da Regularização Fundiária é grave