Revista Agriculturas: Plantas Alimentícias Não-Convencionais

Por AS-PTA
Idioma Portugués
País Brasil

Esta edição da Revista Agriculturas aborda as estratégias agroecológicas voltadas a revalorizar as Pancs como caminho para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Essas estratégias se contrapõem frontalmente à mercantilização dos alimentos e às soluções biotecnocráticas associadas à lógica de privatização da biodiversidade.

Segundo o enfoque agroecológico, os sistemas agroalimentares devem se desenvolver assegurando a continuidade e o fortalecimento dos vínculos orgânicos entre a diversidade biológica e diversidade cultural que por milênios conformam verdadeiros patrimônios bioculturais dos povos. Além da manutenção de altos níveis de biodiversidade nos agroecossistemas, a perspectiva agroecológica se completa com a construção de canais curtos de distribuição dos alimentos, condição que assegura que produtores e consumidores reassumam seu poder de decisão e controle sobre a alimentação.

NESTA EDIÇÃO:

- Plantas Nativas Não- Convencionais

- Frutas nativas no Rio Grande do Sul: cultivando e valorizando a diversidade

- Plantas Alimentícias Não Convencionais na Bahia: uma rede em consolidação

- A trajetória da chaya na Serra da Misericórdia

- Fortalecendo o vínculo entre escolhas alimentares e a biodiversidade

- Os quelites: usos, manejo e efeitos ecológicos na agricultura camponesa a importância da diversidade para a agricultura na Etiópia

Para acceder a la Revista (PDF) haga clic en el enlace a continuación y descargue el archivo:

Temas: Agroecología

Comentarios