Basil: Tocantins sedia a VI Feira Krahò de Sementes Tradicionais

O objetivo é o intercâmbio de sementes e técnicas tradicionais de plantio, exposições, cantos, danças, músicas instrumentais, histórias e comidas típicas

A Associação União das Aldeias Krahò - Kapey, promoverá entre os dias 16 e 18 de setembro de 2004 em sua sede dentro do território indígena Krahò, Itacajá, em Tocantins, a VI Feira Krahò de Sementes Tradicionais, que reúne todas as aldeias da etnia e também de outras etnias indígenas brasileiras e de outros países.

O objetivo é o intercâmbio de sementes e técnicas tradicionais de plantio, exposições, cantos, danças, músicas instrumentais, histórias e comidas típicas. Trata-se de um evento único no Brasil, até o momento, de valorização da agrobiodiversidade, onde pessoas não índias poderão conviver com as etnias presentes, trocando impressões, informações e cultura de uma forma geral.

Este ano serão convidados também, membros da comunidade quilombola Calunga, num grande encontro entre os moradores das maiores áreas contínuas de cerrado preservado do Brasil: a área krahò e o sítio histórico Calunga, ambos no estado do Tocantins.

O acesso à Feira se dá por avião e por rodovia até Palmas (TO) e de lá por rodovia até a cidade de Itacajá, distante 20 km da sede da Associação Kapey e ligada por estrada em ótimo estado. A programação começa na manhã do dia 16 com um ritual da tradição Krahò, seguindo-se a abertura oficial, pelo coordenador da Kapey, Getúlio Orlando Pinto Krahò. Depois haverá uma palestra sobre os Rumos do etnodesenvolvimento Krahò, o almoço e à tarde apresentação cultural dos povos convidados além da corrida de tora dos Krahòs. Depois do jantar os presentes poderão assistir à exibição de vídeos e ao ritual de Pennnbkahac (velho Penõn) e rituais tradicionais do povo krahò e etnias convidadas.

No dia 17, depois da continuação do ritual tradicional, será feita a recepção de autoridades convidadas (MDS,MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, MMA - Ministério do Meio Ambiente, Funai - Fundação Nacional do Índio, Embrapa, Funasa, Governo de TO, prefeituras locais). A programação do dia inclui palestras, degustação de comidas tradicionais no almoço e novas apresentações culturais. A Feira de Trocas propriamente dita, ocorre no dia 18, mas durante todo o evento haverão exposições permanentes e oficinas.

Para os visitantes interessados existem algumas normas a observar que, entre outras, inclui a necessidade autorização prévia para ingresso no evento e para fotos e filmagens. Bem como a consciência de que a troca de material genético (sementes, mudas etc) é restrita às comunidades indígenas e tradicionais.

Para mais informações e confirmação de presença, ligar para (63) 439-1498, com Ulisses. (Embrapa)

Fuente: Ambiente Brasil

Comentarios

16/10/2006
comida tipica de tocantins , por rosita
preciso saber qual a comida tipica de tocantins para um trabalho de escola
21/08/2006
Comidas tipicas , por Dayane
Preciso saber sobre as comidas tipcas de Tocantins
25/06/2006
Eu, por Eu
Quero saber sobre comidas Típicas de tocantins
12/09/2005
tocantins, por amanda soares de almeida
poderiam botar ai comidas tipicas sobre tocantins por favor!
assinado amanda
17/06/2005
comidas tipicas do tocantins, por aunonimo
quero saber as comidas tipicas do tocantins, tudo o que o povo tocantinense faz, come, e usa obrigado !