Brasil: pecuária invade a Amazônia

Idioma Portugués
País Brasil

Entre 1990 e 2003, a taxa média de crescimento anual do rebanho na Amazônia Legal (6,9%) foi dez vezes maior do que no restante do País (0,67%): passou de 26,6 milhões para 64 milhões de cabeças, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)

Na região, os três Estados com mais cabeças são Mato Grosso, Pará e Rondônia. A pecuária cresce na Amazônia porque é mais lucrativa do que em outras regiões do Brasil, principalmente pelo preço baixo das terras e pastagens produtivas. Há também incentivos financeiros: entre 1989 e 2002, o Banco da Amazônia emprestou U$ 5,8 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) rural na Amazônia (excluindo Mato Grosso e Maranhão). Cerca de 40% desses recursos - ou US$ 2,36 bilhões - foram destinados diretamente para a pecuária bovina. Projetos de reflorestamento ganharam do banco menos de US$ 10 mil no mesmo período.

O avanço da pecuária é um dos vetores do desmatamento da Amazônia, primeiro, pela conversão indiscriminada de floresta para pasto e, segundo, pela abertura de novas estradas, usadas por grileiros e madeireiros ilegais para alcançarem áreas antes inacessíveis. A ação ameaça a biodiversidade e pode causar mudanças climáticas negativas em escalas regional e global.

Fuente: O Estado de S. Paulo

Comentarios