Camponeses da India fazem mobilização contra arroz transgenico

Idioma Portugués
País Asia

Produtores de Karnataka dizem não para Corporacoes que desejam tomar o setor de sementes, parem com as experiencias com arroz trangenico.

Produtores de KRRS hoje enviaram um forte alerta para as coorporacoes multinacionais de sementes, que estao tentando tomar o controle sobre o setor de sementes da India, através da paralização do campo experimental do arroz geneticamente modificado da Dupont aqui. O experimento a ceu aberto está sendo conduzido no KVK (Krishi Vigyan Kendra), sob GKVK pela compania multinacional de Sementes. Centenas de produtores da regiao se reuniram no KVK e fizeram um protesto contra tais experimentos a ar aberto.

 

 

Este campo de experimento foi recentemente permitido pelo comite de aprovação de engenharia genetica, a agencia nodal para liberação de plantio de transgenicos na India no seu 103 encontro que aconteceu em Nova Deli em 29 de setembro de 2010. Dupont, a segunda maior corporacao no mundo depois da Monsanto, está desenvolvendo um arroz geneticamente modificado usando SPT trangenico (Tecnologia de produção de semente trangenica), uma tecnologia proprietaria. A tecnologia de produção permite a melhora de largas quantidades de sementes geneticamente macho-estereis a partir de sementes femeas-natas. Isto pode ser entao usado para producao comercial de sementes hibridas.

 

 

Liderando o protesto, Dr. VR, vice presidente KRRS declarou que "as organizacoes de produtores se oporao a qualquer liberacao de trangénicos que sao um passo adiante em termos de submeter a nossa agricultura nas maos das companhias multinacionais de sementes estadunidenses que estao aqui para controlar nossa semente e estao lá pela nossa agricultura". Ele depois apontou que "arroz geneticamente modificado é uma ameaçao nao somente para o agricultor mas para todo cidadao no país devido as suas implicacoes na saúde e no meio ambiente. Há muitos estudos cientificos no mundo dizendo a mesma coisa".

 

 

No começo do ano, Bt. Brinjal, a primeira cultura trangenica que chegou ao estagio de comercializacao foi colocada sob uma moratoria indefinida pelo ministerio do meio ambiente, sustentando uma oposicao forte de todos os setores da sociedade incluindo sindicatos de produtores, cientistas, organizacao de consumidores e outras organizacoes da sociedade civil. Colocado isso, companhia de sementes e seus apocadores no governo tem tentado fazer pressao para abrir experiencias a ceu aberto de cultivo de muitas variedades de transgenicos incluindo o arroz geneticamente modificado, com isso violando requisitos minimos básicos.

 

 

O porta voz de KRRS tambem sublinhou as maiores violacoes especialmente neste exprimento de arroz transgenico no KVK e disse que "nao houve nenhuma informacao para as liderancas das vilas locais sobre a conducto disso, o que é necessário segundo as leis locais". Ele ainda disse que "as pessoas da regiao continuam sendo mantidas no escuro sobre os perigos desses experiementos que vem acontecendo aqui. Não há nenhuma organizacao de informacao para alertar a populacao sobre o experimento. Há tambem acesso livre ao local de experimentacao o qual sem nenhuma orientacao para prevenir isso pode levar as sementes a serem levadas para fora da regiao do experimento e ocorrer cruzamento e contaminacao de outros cultivos de arroz regulares da regiao."

 

 

India é um centro de origem e diversidade de arroz e possui aproximadamente 75000 tipos diferentes de arroz. Na regiao oeste de Ghats em Karnataka é uma das regiaoes do pais mais ricas em diversidades de arroz. Contaminaçao pelo arroz trangenico é vista como uma das maiores ameacas a essa regiao. O governo de Kerala proibiu qualquer liberacao, incluindo experimentos, de arroz trangenico devido a esta razao. Não há dados de bioseguranca do arroz transgenico que esteja disponivel até agora.

 

 

Dr. Reddy alertou instituicoes de pesquisa do setor publico em Karnataka os quais estao recebendo investimentos que isso é nocivo à agricultura da comunidade. Ele pediu a todos para fazer pesquisas em favor da agricultura e nao para as companias de sementes que querem simplesmente lucros. Ele tambem desafiou o governo estatal a declarar Karnataka como um estado livre de transgenicos e exigiu do governo central que impedise tais experimentos no estado. Ele em seguida lembrou que a agricultura é uma questao de estado e que o governo estatal necesita ter um papel ativo para garantir que os cidadaos de Karnataka Sejas salvaguardados de tais experimentos danosos.

 

Para mais informacões:

 

Dr. Venkatareddy, Vice President, KRRS,mob: 9972596996

Temas: Transgénicos

Comentarios