Goberno e empresas fazem rolo compressor para influenciar a decisao do judiciário sobre transgênicos


Noticias
GOVERNO E EMPRESAS FAZEM ROLO COMPRESSOR PARA INFLUENCIAR A DECISÃO DO JUDICIÁRIO SOBRE  TRANSGÊNICOS
Boletim 23 POR UM BRASIL LIVRE DE TRANSGÊNICOS


No próximo dia 28, quarta feira, às 14:00 horas, reúne-se o Tribunal Regional Federal da Primeira Região para julgar, em segunda instância, a medida cautelar impetrada por IDEC e Greenpeace exigindo avaliação de impacto ambiental da liberação de organismos geneticamente modificados (OGM), isto é, transgênicos, na natureza.
O governo brasileiro vem pressionando a juíza relatora do processo para rejeitar a decisão do juiz Antônio Prudente, que proibiu a produção comercial da soja transgênica

, da multinacional Monsanto. A própria juíza comentou que nunca em seus 12 anos de prática viu tanta pressão de tantas fontes do governo e da própria empresa em uma decisão judicial.

A sociedade civil precisa reagir com veemência contra esta interferência no poder judiciário. A proposta de coordenação da Campanha Por Um Brasil Livre de Transgênicos é levar o máximo de representantes da sociedade civil à Brasília para assistir ao julgamento. Sabemos que são poucas as entidades que poderão enviar representantes mas esperamos que todas possam, pelo menos, enviar telegramas à juíza com o seguinte teor: "repudiamos tentativas de pressão sobre judiciário. Confiamos interesse da sociedade e legislação serão respeitados".
Lembramos que

não serão eficazes neste caso (a juíza pode nem estar abrindo seu correio eletrônico) assim como cartas, dado o tempo curto para manifestação. Telegrama é caro mas a urgência e emergência são dramáticas, pois, se perdermos esta parada agora, estará aberta a via para a entrada dos transgênicos no Brasil. Não conseguiremos reverter esta decisão no legislativo antes das eleições e, até lá, estaremos inundados de transgênicos. Lembramos ainda que a CTNBio se reúne no mesmo dia 28 para liberar a importação de transgênicos o que significa que está confiando na vitória nos tribunais.

O endereço da juíza Assuzete Dumont Reis Magalhães é o seguinte:

Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Praça dos Tribunais Superiores

Setor de Autarquias Sul

Bloco A, sala 16

70095-900
Brasília DF



Volver al principio
Principal - Enlaces - Documentos - Campañas -- Eventos - Noticias - Prensa - Chat



 

Comentarios