História das ideias de um movimento camponês transnacional

Idioma Portugués

"O mundo está mudando, de modo que as lutas agrárias dos movimentos sociais rurais e suas visões sobre a reforma agrária, a terra e o território têm que mudar também, para não ficarem para trás. A evolução do seu pensamento produziu-se dialeticamente, primeiro, como resultado de transformações no mundo exterior e, segundo, com base na aprendizagem interna, no intercâmbio de experiências e nos diálogos de saberes que têm lugar dentro dos movimentos, à medida que interagem entre si e com o mundo".

Nos últimos 25 anos, ocorreram grandes mudanças na forma de pensar dos movimentos sociais rurais, com respeito à reforma agrária, à terra e ao território, especialmente no caso da Via Campesina (VC). Isto ficou particularmente evidente no “Seminário Internacional Reforma Agrária e Defesa da Terra e o Território no Século 21: o Desafio e o Futuro”, que a VC organizou, entre os dias 10 e 13 de julho de 2012, em Bukit Tinggi, na Sumatra Ocidental- Indonésia, e na “Conferência Internacional de Reforma Agrária”, realizada em Marabá, no Pará - Brasil, durante o impeachment da presidente Dilma Rousseff, nos dias 13 a 17 de abril de 2016, um evento fortemente marcado pelo poder do agronegócio e de seus aliados políticos e midiáticos.

O mundo está mudando, de modo que as lutas agrárias dos movimentos sociais rurais e suas visões sobre a reforma agrária, a terra e o território têm que mudar também, para não ficarem para trás. A evolução do seu pensamento produziu-se dialeticamente, primeiro, como resultado de transformações no mundo exterior e, segundo, com base na aprendizagem interna, no intercâmbio de experiências e nos diálogos de saberes que têm lugar dentro dos movimentos, à medida que interagem entre si e com o mundo. Enquanto os temas da reforma agrária, da terra e do território estão presentes há muito mais tempo (SOBHAN, 1993; ROSSET, 2006c; LIPTON, 2009), atualmente, quase três décadas de luta agrária se acumularam desde a fundação da VC como movimento social transnacional, que demonstra importantes aprendizagens (BORRAS JR., 2004; DESMARAIS, 2007; MARTÍNEZ-TORRES; ROSSET, 2010, 2011; ROSSET, 2013).

Neste artigo, uso vários fatos importantes que marcaram esta história de luta, para descrever e analisar a evolução do pensamento da VC ao longo dos anos. Inicio com um resumo do contexto atual da disputa territorial entre a capital e os povos, seguido por uma breve história do processo interno da VC sobre a terra e o território. Em seguida, passo para uma análise temática da evolução do pensamento, que considera a mudança de objetivo de luta, a questão da terra e do território, as ocupações da terra, a diversidade de atores populares na luta territorial (desde mulheres e homens até camponeses, povos indígenas e pastores nômades), o tema da titulação da terra, o papel do Estado, a reivindicação de novos direitos e, finalmente, as diversas crises enfrentadas hoje.

- Para baixar o documento completo (PDF), clique no seguinte link:

Temas: Movimientos campesinos

Comentarios