AS-PTA

b1

A Marcha é realizada há 6 anos pelo Polo da Borborema, uma articulação de 14 sindicatos rurais e organizações da agricultura familiar do Agreste Paraibano.

Brasil: Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia reunirá 5 mil agricultoras no dia internacional da mulher em Areial, na Paraíba

Por AS-PTA
agricuturas

A chamada crise da água é umas das expressões – uma das mais graves – da chamada crise civilizacional, em que a mercantilização e a exploração de todas as dimensões da vida – e de seres não vivos – ganham contornos planetários na chamada globalização. A chamada crise da água não está desvinculada da devastação florestal, da erosão da biodiversidade, do empobrecimento dos solos, da fome, da sede e da miséria social que se alastra pelo mundo.

Revista Agriculturas: Colher a Água, Cultivar a Vida, v.12, n.3

Por AS-PTA
agriculturas

Os artigos que compõem esta edição da Revista Agriculturas: experiências em agroecologia refletem a necessidade de reconfiguração dos sistemas agroalimentares e enfatizam não só que alternativas podem -e devem- ser construídas, mas que um conjunto delas já está em curso.

Revista Agriculturas V12, N2 - Novas conexões entre o rural e o urbano

Por AS-PTA
Transgénicos

Entrevista com Gabriel Fernandes, no Programa Ponto A Ponto - TV Itararé

Vídeo - Brasil: Entrevista com Gabriel Fernandes

Por AS-PTA
agriculturas

"As organizações da sociedade civil questionam exatamente o enfoque reducionista das medidas oficiais impostas para o enfrentamento das crises econômica, financeira, social, ecológica, climática, alimentar e energética que confrontam a humanidade com uma encruzilhada histórica."

Revista Agriculturas: "Solos vivos"

Por AS-PTA
Transgénicos

As empresas de biotecnologia prometeram que a adoção de sementes transgênicas reduziria o uso de agrotóxicos. Mas poucos anos depois de sua liberação o Brasil passou a ser o país que mais usa venenos agrícolas no mundo.

Brasil pode liberar “soja laranja”

Por AS-PTA
mujer1

Desde o mês de janeiro de 2015 estão acontecendo, nos 14 municípios que compõem o Polo da Borborema, encontros preparatórios para a sexta edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, que neste ano acontecerá em Lagoa Seca-PB, no dia 12 de março.

Brasil: Mulheres do Polo da Borborema se preparam para VI Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia

Por AS-PTA
Crisis climática

Neste artigo, afirmamos a necessidade de transformações nas áreas ocupadas com monoculturas, favorecendo a diversidade nos campos de cultivo e a heterogeneidade na escala da paisagem, uma estratégia que representa um camino consistente para o aumento da produtividade, da sustentabilidade e da resiliencia da produção agrícola, ao mesmo tempo em que reduz os impactos socioeconômicos e ambientais negativos que advirão com as alterações climáticas.

Agroecologia e o desenho de sistemas agrícolas resilientes às mudanças climáticas. Cadernos para debate N°2

Por AS-PTA