Daniel Santini

no a la fusion bayer monsanto 1

Na Alemanha, em meio ao processo de fusão com Monsanto, Bayer enfrenta manifestações e questionamentos públicos. Com criatividade, ativistas apresentam denúncias de impactos das políticas de transgênicos e de controle de sementes.

Fusão Bayer-Monsanto: A incrível máquina de destruir patentes

economia-verde

Acordo de Paris - "Trata-se de um passo importante na estruturação de um mercado internacional em que empresas, países e regiões poderão justificar poluição, desmatamento, contaminação e destruição ambiental por meio de créditos ambientais adquiridos em zonas distantes."

Economia verde e fragilização da democracia

Economía verde

Especialista do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais alerta para riscos de inserir Brasil no mercado internacional de carbono — como quer o governo Temer.

Brasil: Assim se converte a floresta em dinheiro

Pueblos indígenas

A ideia de organizar em um mapa registros de assassinatos de indígenas no Brasil é visibilizar a quantidade e constância com que povos originários foram e continuam sendo massacrados. Trata-se de uma Cartografia dos Ataques Contra Indígenas (Caci). A palavra Caci significa “dor” em Guarani. É a primeira vez que as informações foram sistematizadas e georreferenciadas em uma visualização que permite olhar os casos em sua dimensão territorial.

Brasil: Cartografia dos Ataques Contra Indígenas

charlaCBB-1

Debates no Uruguai levantam alerta sobre a nova configuração de tratados internacionais, marcada por falta de democracia e de transparência. Parlamentares do Mercosul e da União Europeia demonstram preocupação com rumos das negociações entre blocos.

Tratados vampiros: Ofensiva conservadora e os novos TLCs

panel

Com críticas ao mercado de carbono, ao acordo da conferência do clima e à privatização da natureza, participantes de debate em São Paulo defendem que saída para crise ambiental é ação política, e inclui necessariamente mudanças no modelo baseado em consumo e desperdício.

O preço da economia verde

arquivo

Povo Xavante pede apoio para recuperar área devastada e evitar novas invasões, e manifesta preocupação com veneno de plantações vizinhas de soja.

Brasil: após desintrusão, indígenas se preparam para reocupar Marãiwatsédé

Monocultivo de soja invade região do Araguaia, no Mato Grosso

Plantações mecanizadas substituem pastos da pecuária e transformam a região. Com financiamento público, produção é marcada por uso intenso de agrotóxicos.

Brasil: Monocultivo de soja invade região do Araguaia, no Mato Grosso