Fabiano Maisonnave

Brasil reduce deforestación de Amazonia, pero para la reserva Chico Mendes podría ser muy tarde

Luzineide Marques da Silva sabe dónde se encuentra cada uno de los 748 árboles de caucho que se yerguen en la zona de la Amazonia brasileña en donde ella y su familia tienen derechos para extraer látex y venderlo a un fabricante de calzado. Es por eso que la semana pasada vio con dolor y rabia como dos de esos árboles eran gravemente dañados por un incendio que, según ella, había sido provocado por un invasor de tierras.

Brasil reduce deforestación de Amazonia, pero para la reserva Chico Mendes podría ser muy tarde

Brasil: As ameaças sombrias de Bolsonaro para o meio ambiente

O Brasil fora do Acordo de Paris. Fim do Ministério do Meio Ambiente. Uma estrada pavimentada cortando a Amazônia. Não apenas isso. Terras Indígenas abertas à mineração. Execução e licenciamento ambiental flexibilizado. ONGs internacionais, como o Greenpeace e o WWF, banidas do País. Uma forte aliança com o lobby da carne. Em suma, é isso que Jair Bolsonaro (PSL), que está navegando em direção à presidência do Brasil depois de obter 46% dos votos no primeiro turno no domingo, prometeu para o meio ambiente.

Brasil: As ameaças sombrias de Bolsonaro para o meio ambiente

Ganadería industrial

“O fundo de pensão da Noruega investe mais dinheiro em empresas que destroem florestas tropicais do que o dinheiro que o país usa para salvar essas florestas”, afirma o analista sênior Vemund Olsen.

Mecenas da Amazônia, Noruega investe em frigoríficos no Brasil

capabangladesh

A Environmental Justice Foundation produziu um relato sobre como as pessoas de Bangladesh já sofrem com os impactos do aquecimento global e destaca a importância de reconhecer o problema dos migrantes climáticos.

O lado humano das mudanças climáticas

Do direito a viver sob os princípios do "sumak kawsay" ao controle da "órbita sincrônica geostacionária", a Carta equatoriana tem chamado a atenção por termos pouco comuns em textos constitucionais

Constituição equatoriana celebra a Pacha Mama