MPA

mpa

Nesta tarde, 30 de março, as mulheres camponesas do MPA realizaram o lançamento do livro, “A Diversidade Produtiva das Mulheres do MPA”, na Universidade Federal Rural do Pernambuco – UFRPE, Recife.

Brasil: A diversidade produtiva das mulheres do MPA, o livro escrito pelas das camponesas

Por MPA
dscn5803

Em ato histórico organizações urbanas e camponesas ocuparam no ultima terça (8) o Palácio Anchieta, sede do governo do Estado do Espírito Santo, a ação é fruto da falta de diálogo do governo com as organizações populares, que desde 2015 cobram uma audiência com o Governador Paulo Hartung.

Brasil: Em carta movimentos do campo e da cidade repudiam falta de dialogo do governo capixaba

Por MPA
mpa

"En este escenario de luchas, nosotras mujeres campesinas nos colocamos en Defensa de los Derechos conquistados. Por eso, declaramos enfrentamiento permanente al agronegocio, a la mercantilización de la Vida, como: tierra, agua, aire, biodiversidad, semillas..."

Brasil: Mujeres Campesinas en Lucha: por ningún derecho menos y contra el agronegocio

Por MPA
lei-antiterrorismo

"El MPA comprende que además de un retroceso el proyecto de ley, criminaliza de forma irrestricta a los movimientos populares que luchan de forma legítima por derechos sociales, con la justificación de defender al Brasil".

Brasil: Nota de Repudio del MPA a la Aprobación de la Ley Antiterrorismo

Por MPA
arroz mpa

Em 2015 o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) inicia seu plano de expansão na região do baixo São Francisco, trabalho construindo em parceria com a Cáritas Diocesana, na comunidade São Miguel no município de Propriá (SE). Os camponeses e camponesas, juntamente com o Padre Isaias consolidam o Núcleo de Base, tendo como discussão central o modelo de agricultura local, onde o central é o plantio de arroz irrigado.

Brasil: Camponeses/as constroem experiencia de arroz agroecologico na regiao do baixo Sao Francisco

Por MPA
saude

Será realizado de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2015 no Pavilhão A do Parque das Cidades em Brasília, o 1º Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo, Florestas e das Águas.

Brasil: Ven aí o 1º Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo, Florestas e das Águas

Por MPA
agri

Programação prevê 4 rotas e um Seminário Estadual. Encerramento contará com um almoço agroecológico em Casimiro de Abreu, no sábado (28). Esta actividade irá desenvolver no Colégio Estadual de Casimiro de Abreu – Praça Felíciano Sodré, 286 - Centro, Casimiro de Abreu/RJ.

Brasil: Agricultura no Rio de Janeiro existe, resiste e alimenta!

Por MPA
mpa

"Existem famílias que perderam toda sua produção, é inadmissível que os bancos queiram cobrar das famílias o que foi destruído pela seca” relata Valmir Noventa da coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores.

Brasil: Atingidos por seca histórica camponeses ocupam agencias do Banco do Brasil em todo Espírito Santo

Por MPA