MST - Brasil

fumigacion

Pesquisa nacional do Ibope, encomendada pelo Greenpeace, mostra que a rejeição aos agrotóxicos ganhou a consciência da população de todas as faixas etárias, classes sociais e níveis de escolaridade, tanto nas capitais quanto no interior, em todas as regiões do país. A quantidade de agrotóxicos aplicados nas lavouras é “alta” ou “muito alta”, conforme 81% dos brasileiros – especialmente das brasileiras, que mais se ocupam com a alimentação familiar.

Brasil: Pesquisa mostra que a rejeição aos agrotóxicos ganhou a consciência da população

Transgénicos

Aprovação de três novas formas de milho transgênico no país traz ameaças de contaminação e afeta o mercado interno. Vai liberou no Brasil mais três tipos de milho transgênico para comercialização. As marcas MON 87427 e MON 87460, da Monsanto, e Evento 3272, fabricada pela Syngenta.

Governo Temer aprova novas variedades de milho transgênico no Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

Para Alexandre Conceição da coordenação nacional do MST, o governo golpista tem um objetivo claro que foi demarcado através do orçamento público da Reforma Agrária.

Brasil: Orçamento de Temer corta verba para Reforma Agrária

Movimientos campesinos

Avaliamos que o decreto foi implementado de forma autoritária, sem discussão com os movimentos sociais e sindicais do campo.

Nota de Repúdio do MST ao decreto que institui o Programa de Assentamentos de Trabalhadores Rurais

29971033205_7087005b20_b

Cerca de 70 famílias do Acampamento Egídio Brunetto sofreram um ataque violento no dia 23/09, por volta das 14 horas. O acampamento é organizado pelo MST e está localizado na fazenda Morro Vermelho, no ramal 31 de março, km 12, próximo à vila de Nova Mutum Paraná, entre Jaci Paraná e União Bandeirantes, cerca de 140 km de Porto Velho.

Brasil: Acampamento do MST sofre despejo ilegal por pistoleiros em Rondônia

Jornada mobilizou 30 mil pessoas em 14 estados mais o Distrito Federal

A Jornada mobilizou 30 mil pessoas em 14 estados mais o Distrito Federal, com ocupações de terras, prédios públicos e marchas realizadas por uma ampla unidade dos movimentos do campo

Brasil: Organizações do campo afirmam continuidade das mobilizações após acampamento unitário

Trabalhadores e trabalhadoras mobilizadas em frente ao Incra no RJ. Foto: Pablo Vergara

Até o momento, cerca de 12 mil pessoas estão mobilizadas em dez estados. Começou nessa segunda-feira (5) e vai até a próxima quarta (7) em todo país, a Jornada de Lutas Unitária dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas, organizada por movimentos populares, sindicais e pastorais que atuam no campo brasileiro.

Jornada Unitária do campo segue mobilizando milhares de pessoas em todo país

la via campesina

Durante el encuentro de Derechos Humanos de La Vía Campesina, del 18 al 20 de Agosto en la Escuela Nacional Florestan Fernandes (ENFF), en la localidad de Guararema, Sao Paulo, Abogados Populares, Movimientos del Campo y organizaciones debatieron la criminalización de las luchas de los movimientos sociales en el mundo, recabando múltiples propuestas de acciones con el fin de reforzar y ampliar la actuación del Colectivo de Derechos Humanos de LVC.

“No descansaremos hasta liberar a todos nuestros presos políticos”, afirma La Vía Campesina