MST - Brasil

b1

Após quatro anos de luta, Sem Terra conquistam duas fazendas no sul da Bahia onde já praticam a agroecologia e a Escola Egídio Brunetto.

Brasil: Sem Terra conquistam antigo latifúndio de monocultivo de eucalipto

mst1

O ambientalista Rafael Fernandes, do Movimento Os Verdes, apresentou um dossiê com denuncias de que a empresa Pinvest não possui licenças ambientais para a plantação de pinus na área.

Brasil: Fazenda da Pinvest, ocupada por Sem Terra, é acusada de grilagem e danos ambientais

Tierra, territorio y bienes comunes

Na madrugada desta quinta-feira (16/04), cerca de 1.500 famílias Sem Terra ocuparam a Fazenda Guerra, com mais de 7 mil hectares, no município de Tapes, a 120 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Brasil: Sem Terra ocupam latifúndio Rio Grande do Sul

solidaridad

Entidades e personalidades manifestaram seu apoio e solidariedade a João Pedro Stédile após a veiculação de ameaça de morte.

Brasil: Após ameaça, Stedile recebe cartas de solidariedade do mundo inteiro

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Circula pelas redes sociais da internet um anúncio que pede “Stedile vivo ou morto”. Apresentando-o como líder do MST e “inimigo da Pátria”, o autor oferece uma recompensa de R$ 10 mil para quem atender o seu pedido. Em outras palavras, está incentivado e prometendo pagar para matar uma pessoa, no caso João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST.

Brasil: Nota sobre a ameaça de morte a Stedile

b1

As ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, em que denunciam o modelo do agronegócio.

Brasil: Mais de 30 mil Sem Terra se mobilizam em 22 estados brasileiros

a1

A multinacional israelense Adama é uma das maiores empresas de agroquímicos do Sul do país, incluindo um dos componentes do agente laranja.

Brasil: Camponesas ocupam fábrica de agrotóxicos e Incra no Rio Grande do Sul

m1

Ao longo desta segunda-feira (9), o Brasil amanheceu com diversas mobilizações das mulheres camponesas. Mais de 15.000 mulheres participaram das ações em ao menos 15 estados brasileiros, com marchas, ocupações e trancamento de rodovias. As mobilizações aconteceram em SP, BA, Bsb, PB, GO, AL, SE, MT, TO, RN, CE, ES, PE, PI, PA. Alguns estados, como RS, RJ, SC e MG realizam ações ao longo desta semana.

Mais de 15 mil mulheres realizam ações em 15 estados do Brasil