Xingu Vivo para Sempre

dilma

"Hoje você se rebaixou a inaugurar a mais nefasta das obras do governo petista, aquela que manchou a imagem do Brasil em todo o mundo. Uma iniciativa que você herdou das mesmas mentes doentias que te torturaram na prisão."

Brasil: Fazem com você o que você fez conosco; mas nem assim, Dilma…

Megaproyectos

Nesta terça, 1, dia em que Joaquim Barbosa se despediu da presidência do Supremos Tribunal Federal, movimentos e organizações sociais protocolaram no STF novo documento sobre as violações constitucionais dos projetos hidrelétricos na Amazônia.

Brasil: no último dia de Barbosa, organizações demandam STF a votar ações sobre hidrelétricas

Megaproyectos

Por volta da 21:30 h da noite desta segunda, 12, cerca de 150 pescadores das colônias de pesca de Altamira, Vitória do Xingu, Porto de Moz e Senador José Porfírio iniciaram um grande protesto contra a falta de negociação e indenizações por parte do Consórcio Norte Energia, responsável pela usina de Belo Monte.

Pescadores protestam contra Belo Monte e fecham Transamazônica

Megaproyectos

Nesta terça, 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, indígenas e organizações de representação e apoio a populações atingidas e ameaçadas pelas hidrelétricas de Belo Monte, do rio Tapajós e do rio Teles Pires fizeram uma série de manifestações exigindo celeridade do Judiciário no julgamento de ações contra a violação de direitos.

Brasil: Atingidos e ameaçados por usinas na Amazônia protestam no dia dos Direitos Humanos

Megaproyectos

"Para nós, que há mais de 20 anos denunciamos a barragem do Xingu como um projeto assassino, não é fácil falar em “condicionantes”, uma espécie de vaselina para amenizar a brutalidade do estupro do nosso povo e do nosso rio."

Nota do Xingu Vivo sobre processo de Belo Monte: a nossa dor tem dignidade

Megaproyectos

Os 170 indígenas acampados há quatro dias na Usina Hidrelétrica Belo Monte exigem a retirada imediata da polícia da ocupação do canteiro. Os manifestantes temem que aconteça o mesmo que na ação da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul, onde uma ação de reintegração de posse na Terra Indígena Buriti terminou com a morte de um indígena Terena na manhã desta quinta-feira, 30.

Brasil: indígenas de Belo Monte temem que situação termine com morte como no MS e exigem retirada da polícia

Megaproyectos

Cerca de 150 pessoas, entre ribeirinhos e indígenas Juruna, Xypaia, Kuruaia e Canela, ocuparam o canteiro de obras de Pimental, um do quatro de Belo Monte, na madrugada desta quinta, 21.

Brasil: índios e ribeirinhos fazem nova ocupação de canteiro de obra de Belo Monte

Megaproyectos

El Movimiento Xingú Vivo para Siempre está realizando una campaña de recolección de firmas contra la construcción de la hidroeléctrica de Belo Monte, que está siendo instalada en el río Xingú, en Altamira, Pará (norte de Brasil). Quienes estén interesados en ayudar en esta lucha para defender la naturaleza, el río y sus pueblos, por favor firmen la petición de justicia.

Brasil - Belo Monte: Campaña de firmas pide el juzgamiento de acciones paradas en la justicia