MPA entrega 10 toneladas de alimentos no XII Congresso Brasileiro de Agroecologia

Por MPA
Idioma português
País Brasil

Congresso Brasileiro de Agroecologia acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro, no Rio de Janeiro: parte da alimentação é garantida pelo Movimento dos Pequenos Agricultores

Foto: @raizesdobrasil_rj

Comunicação MPA
Rio de Janeiro

Começa na próxima segunda-feira, 20 de novembro, no Rio de Janeiro, o Congresso Brasileiro de Agroecologia. E o Movimento dos Pequenos Agricultores está junto nessa construção: além de se somar nos debates, também está garantindo a distribuição de alimentos agroecológicos.

“O Congresso Brasileiro de Agroecologia é um espaço estratégico para os Movimento dos Pequenos Agricultores, pois proporciona um espaço de troca de conhecimentos, experiências e estratégias. Esses eventos promovem a disseminação de práticas e conhecimento para fortalecer o movimento agroecológico e contribuem para a valorização da agricultura camponesa familiar”, aponta Andresa Paiva, do Coletivo de Soberania Alimentar do MPA e que se somou na coordenação executiva desta edição do CBA.

Dez toneladas de comida de verdade vindas diretamente das roças e agroindústrias das famílias camponesas do MPA irão garantir a alimentação durante o CBA e em atividades que antecedem o evento. Banana, feijão, arroz, ovos, hortaliças e uma diversidade de alimentos da produção camponesa vinda de vários rincões do Rio de Janeiro e do Brasil.

Os alimentos serão distribuídos em dois momentos no CBA. O primeiro deles será sábado, dia 18, com a entrega de mais de 5 toneladas de frutas, verduras e grãos em uma ação de solidariedade, fruto da parceria entre o MPA, o CBA e a ONG Ação da Cidadania. Os alimentos abastecem diversos locais, entre eles o Quilombo da Gamboa e as Cozinhas Solidárias do MTST.

Durante o evento haverá produtos camponeses que serão comercializados na Comedoria, uma praça de alimentação que abastecerá os congressistas do XII CBA. A Comedoria fica localizada na Praça do Passeio Público, na Cinelândia, centro do Rio. Lá haverão 20 barracas de comidas e bebidas que funcionarão entre os dias do evento das 8hs às 18hs. Além da barraca do MPA, os participantes também podem conhecer o espaço Raízes do Brasil, na Rua Áurea, 80, em Santa Teresa.

Forto: @raizesdobrasil_rj

“Toda a frente de alimentação do Congresso conta com o protagonismo do MPA, ao mesmo tempo que o MPA busca fortalecer a alimentação do CBA, também fortalece a sua própria rede de articulação com os produtores, é uma estratégia de ganha-ganha, e isso só nos fortalece”, aponta André Burigo, o Deco, representante da Fiocruz na Comissão Organizadora do XII CBA.

O XII CBA é uma realização da ABA com diversos movimentos sociais e redes de agroecologia de todo o país. A expectativa é de 5.000 participantes inscritas(os), entre pesquisadoras(es), docentes, estudantes, técnicas(os) e extensionistas, agricultoras(es) familiares, povos e comunidades tradicionais e ativistas dos movimentos sociais.

“A participação do MPA no CBA se dá em diversas frentes de trabalho. “O MPA está na comunicação, desde a organização de rodas de conversa no Raízes do Brasil, até uma brigada de jovens que já está atuando no Rio de Janeiro há algumas semanas divulgando e fazendo ações de agitação e propaganda do Congresso. O MPA mobilizou alimentos agroecológicos para as ações contra a fome que acontecerão durante o Congresso, tanto para a cozinha solidária do MTST e a cozinha da reforma agrária que terá no CBA, também puxando a Feira da Agrobiodiversidade”, apresenta Deco. Segundo ele, o Congresso não é um evento, mas um processo que já vem acontecendo há algum tempo e que tem a sua culminância nos próximos dias.

“O CBA é um momento de encontro entre conhecimentos, saberes e experiências do campesinato com processos científicos desenvolvidos nas universidades. Além disso, o Congresso é uma oportunidade para os agricultores se conectarem, ampliarem redes de apoio e influenciarem na elaboração políticas que impactam diretamente a vida camponesa e urbana”, conclui Andresa.

Fuente: MPA

Temas: Agroecología, Movimientos campesinos

Comentarios